Indaiatuba

Suicídio é a segunda maior causa de mortes entre jovens

Dados do relatório da OMS mostraram que o suicídio é a segunda maior causa de mortes de pessoas na faixa etária entre 15 e 29 anos; e que os métodos mais utilizados são envenenamento (pesticidas), enforcamento e armas de fogo. "Os jovens se matam mais, e no Brasil, em 25 anos, houve um aumento dessa taxa em 30%", alerta Cleyde.

Os especialistas apontam a depressão como uma das principais causas para o suicídio. "Há algo errado no mundo em que vivemos. As pessoas estão cada vez mais isoladas, vivendo suas vidas, e isso só aumenta o problema. Acredito que deva haver uma mudança na estrutura familiar e o estreitamento do afeto, pois a experiência tem nos mostrado que aqueles que tiraram a vida se sentiam sozinhos e rejeitados; além disso, há muita preocupação com o material, o ter, e pouco investimento no ser", argumenta a voluntária.

Material

O CVV disponibilizou todas as informações sobre o Setembro Amarelo no site: www.setembroamarelo.org.br/; e na página do Facebook: www.facebook.com/setembroamarelo/. Nos canais também são divulgadas as formas de colaborar e as programações de atividades.

Além do CVV, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) apoia o Setembro Amarelo e, juntamente com a Associação Médica Brasileira (AMB), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), desenvolveu a cartilha Suicídio Informando para Prevenir, que pode ser baixada no link www.abp.org.br.


Fonte:


Notícias relevantes: