Indaiatuba

Indaiatuba sedia 17ª semana dos direitos da pessoa com deficiência

EVENTO

Com a finalidade de comemorar o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, o Conselho Municipal Para Assuntos da Pessoa com Deficiência (Comdefi) realiza de 19 a 24 de setembro, a 17ª Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

De acordo com Silvana Maria Artoni Leal, o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência é comemorado no município desde 1998 e a Semana foi  instituída em 2006 e conta com atividades de lazer, palestras, apresentações artísticas e divulgação do trabalho das entidades locais. “Em 2016, estamos fazendo mais ações, palestras e uma caminhada no dia 24, com o apoio do grupo de escoteiros. Queremos que a sociedade veja, conheça e participe das ações, pois qualquer pessoa pode se tornar um deficiente, mesmo que seja momentaneamente”. 

Silvana destacou a realização das Paralímpiadas no Brasil com participação de atletas do mundo inteiro, que competem dentro de suas modalidades. “Queremos mostrar que o cidadão que tem uma deficiência é capaz. Precisamos acolher, entender e respeitar os direitos do deficiente. Possibilitar que a pessoa exerça plenamente seus direitos, deveres, enfim a sua cidadania”.

O Comdefi está ligado a Secretaria da Família e do Bem Estar Social.

Programação

Dia 19 de setembro (segunda-feira) das 14h às 16h – No Centro Esportivo do Trabalhador (CET), Avenida Conceição, 1885 – Cidade Nova

Tarde de Lazer com a participação das entidades: Gente eficiente, Emeb Padre Joaquim, APAE, Ciaspe, Cirva, Gaadin e Secretaria Municipal de Esportes

Dia 20 de setembro- das 20h às 22h, Biblioteca da Faculdade Anhanguera- Rua Claudio Dal Canton, 89, Cidade Nova II - Palestras - Tema - “Os Direitos da Pessoa com Deficiência”, ministrada pela Dra. Lúcia Benito - Presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB- Indaiatuba “Sobre a Cadeira de Rodas – A Forma Feliz de Superar na Caminhada da Vida”, ministrada pelo senhor Guilherme Iglesias

Dia 21 de setembro- (quarta-feira) - 19h30 – Sessão de Cinema no Cine Topázio –Polo Shopping- Alameda Filtros Mann, ,670, Jardim Tropical, filme “Linguagem do Coração”, um bate papo logo após a exibição do filme.

Dia 22 de setembro, das 9h às 16h- Praça Prudente de Moraes esquina com Rua Candelária - Centro- Indaiatuba - Ações Sociais

Dia 23 setembro – (Sexta-feira) – 14h- Sessão de Cinema Sessão de Cinema no Cine Topázio – Filme ainda não definido - Polo Shopping- Alameda Filtros Mann, ,670, Jardim Tropical.

Dia 24 de setembro- sábado- 10h- “Caminhada de Conscientização Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência”. Saída da Praça Prudente de Moraes e chegada Igreja Candelária (Centro).


Fonte:


Notícias relevantes: