Indaiatuba

Gabriel fará testes de hepatite no Indaiatuba Matsuri

A OSC Gabriel está participando do Indaiatuba Matsuri, no Pavilhão da Viber, no intuito de sensibilizar e conscientizar o público presente sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. O evento começou ontem e segue até amanhã.

Hoje, a entidade fará mais uma campanha de detecção precoce de hepatite C. Estarão disponíveis mais 500 testes, que serão realizados pelos voluntários da Gabriel e Rotary Club.

Durante o evento, a Gabriel também cadastrará doadores de sangue voluntários dentro do projeto Sangue Cidadão, que tem o objetivo de formar uma rede solidária de doadores de sangue para atender campanhas emergências.

As ações acontecem graças à parceria entre o Rotary Club de Indaiatuba e a OSC Gabriel, que conta com o apoio da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH).

Essa é a quarta campanha de detecção precoce de hepatite C realizada no ano de 2016 em Indaiatuba. Neste período, já foram realizados mais de mil testes gratuitos junto à população, que resultou na detecção de seis casos positivos, encaminhados ao serviço de saúde de referência.

Segundo a ABPH, cerca de 6 milhões de brasileiros estão infectados com os vírus B e C da hepatite, e que ainda vivem cada dia sem saber que estão doentes. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, superior à HIV/Aids em cinco vezes.

Segundo a Gabriel, pacientes infectados com o vírus da hepatite C, quando não detectado precocemente, podem desenvolver cirrose hepática, que se não devidamente tratada, poderá levar o paciente ao transplante de fígado. "Trata-se, portanto, de uma ação de prevenção de suma importância para a sociedade", reforça Valdir de Carvalho, diretor executivo da organização.


Fonte:


Notícias relevantes: