Indaiatuba

Parquinhos recém-inaugurados são danificados

PLAYGROUND

Após várias reclamações, a Tribuna esteve na manhã de ontem, dia 10, no playground da área de lazer do Jardim Califórnia e no novo parquinho do primeiro trecho do Parque Ecológico, região central, para verificar as denúncias de alguns leitores sobre os brinquedos, que já estão danificados.

No parquinho do Jardim Califórnia, que foi inaugurado em maio deste ano, estão danificados os dois balanços, um para deficiente e o outro convencional; o brinquedo gira-gira de carrinho está com o semáforo soltando; o caracol também está quebrado e há partes dele espalhadas pela praça; além de outros brinquedos que estão faltando peças.

Segundo Laura Machado, que levou suas sobrinhas para brincar no local, os brinquedos quebrados prejudicam o entretenimento das crianças. "É ruim isso porque as crianças vêm brincar e estão faltando brinquedos. É uma pena porque ficou tão boa esta praça para as crianças brincar, tinham que conservar e tinha que ficar alguém aqui olhando", comenta. "Tem muita criança grande que vem aqui e acaba quebrando o brinquedo, mas pode ser porque o material é fraco e não aguenta criança pesada. Também tem quem vem até aqui só para danificar", acrescenta.

Renan Magalhães compartilha da mesma opinião. "Tem alguns adultos que vêm aqui e acabam danificando, mas esses brinquedos também tinham que ser feitos com um material de espessura mais grossa, porque eles pegam sol e chuva, e acabam danificados mesmo", avalia o usuário, que leva sua filha para brincar no playground. "Dá receio das crianças se machucarem nestes brinquedos que estão quebrados", completa.

Parque Ecológico

Já o playground do Parque Ecológico do Centro foi inaugurado em junho deste ano e também já apresenta problemas. O gira-gira com o tema do fundo do mar teve dois peixinhos retirados do brinquedo. Segundo um funcionário da Corpus que estava no local, um dos peixinhos foi encontrado no parque, já o outro foi furtado. Além do gira-gira, o cavalinho de balanço está faltando mola; e o corrimão da ponte para crianças está rachado.

Fiscalização

A reportagem questionou a Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente (Semurb) sobre a manutenção nos dois playgrounds e como é feita a fiscalização no local. A Pasta respondeu, por meio de sua assessoria de imprensa, que a Secretaria de Urbanismo já realizou manutenções recentes nos dois locais e foram registrados novos problemas que também devem ser resolvidos em breve.

Sobre a fiscalização, a assessoria disse que durante o dia zeladores cuidam do espaço e advertem os usuários quando são flagrados fazendo uso indevido dos brinquedos.


Fonte:


Notícias relevantes: