Indaiatuba

Alunos visitam importantes pontos turísticos de São Paulo

Os alunos do Ensino Médio do Colégio Montreal estiveram na capital, onde visitaram a Pinacoteca do Estado, o Memorial da Resistência e o Memorial da América Latina. O objetivo dessa excursão foi proporcionar aos alunos a vivência de diversos temas abordados em sala de aula, nas disciplinas de Arte, História, Geografia e Literatura.

"Observar e analisar o processo de construção da memória e da identidade nos permite compreender melhor a história, tanto o passado, quanto o presente. Por isso a visita aos museus auxilia a vivência e a compreensão de fatos históricos, uma ferramenta muito rica para o aprendizado", comenta Mauricéia Pereira, coordenadora pedagógica do Colégio Montreal.

De acordo com o professor de História, Elton Rigotto, que acompanhou o grupo, o conhecimento histórico não é formado e apreendido exclusivamente nas salas de aula. "A cultura histórica é construída a partir de inúmeros discursos textuais, imagéticos, orais, materiais, midiáticos e artísticos que dialogam entre si e são organizados de forma a criar memórias históricas. Assim, a atividade propôs uma reflexão em torno da cultura histórica sobre o Brasil e a América Latina através da visitação de espaços de memória, buscando compreender o papel desses discursos na elaboração, difusão e preservação da memória histórica, bem como seu diálogo com a realidade dos próprios estudantes e seu papel na construção de uma sociedade mais democrática", afirma o professor.

A aluna da 2ª série do Ensino Médio, Isadora Cotrim Rodrigues, gostou muito das visitas. Na Pinacoteca, ela destaca a curiosidade e o despertar das sensações provocadas pelas obras de arte. No Memorial da Resistência, que preserva a memória da resistência durante a Ditadura Civil-Militar no Brasil, Isadora ressalta o clima tenso e a emoção provocados na sede do Dops, onde aconteceram desaparecimentos, torturas e mortes de pessoas que lutaram contra o regime político do período. E no Memorial da América Latina, a aluna salienta a diversidade cultural dos povos. "Tudo o que foi apreendido se resume na persistência da memória como uma experiência simples e, ao mesmo tempo, rica", declara a aluna.


Fonte:


Notícias relevantes: