Indaiatuba

Saae começa a montar reservatório do Jardim Regente

ÁGUA

Técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) e da empresa Cosatel Construções, Saneamento e Energia Ltda concluíram a fundação e iniciaram a montagem do novo reservatório apoiado, localizado no Jardim Regente (Centro de Reservação Regente), que irá atender a região.

Construído com chapas metálicas parafusadas, o novo reservatório, com diâmetro de 8,15 metros e altura de 23,86 metros, com capacidade para armazenar de 1,2 milhão de litros de água tratada, utiliza um moderno sistema construtivo se comparado aos tradicionais feitos em concreto armado.

A ampliação do sistema de abastecimento de água de Indaiatuba conta com a construção de 9 reservatórios de água tratada, dos quais 5 já estão concluídos (CR Tadao Toyama na ETA I, CR Mato Dentro, CR Lauro Bueno de Camargo, CR ETA II e CR Morada do Sol) e dentro de 20 dias inicia-se a montagem do reservatório de 5 milhões de litros que está localizado na região do Buru.

ETA

O Saae também está finalizando a etapa estrutural da obra de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA III), localizada no bairro Pimenta.

O módulo em construção terá a capacidade para tratar 150 litros por segundo, idêntico aos dois já existentes, aumentando de 300 L/s para 450 L/s, ou seja, um acréscimo de 50% na oferta de água tratada distribuída por esta estação, para a zona Sul da cidade, região que está em pleno desenvolvimento e crescimento populacional.

Todo o sistema de abastecimento vem sendo ampliado, nos últimos anos, para atender a demanda de crescimento do município. Somente na zona Sul da cidade esta ampliação inclui: captação do rio Jundiaí, o aumento em mais de 40% da oferta de água bruta, a construção de 4 reservatórios, a ampliação da captação do ribeirão Piraí, a ampliação em 50% da ETA V e a obra da ETA III.

A ampliação da ETA III é composta por diversas obras: a construção de um reservatório semienterrado com capacidade para armazenar 1 milhão de litros e o sistema de recuperação de água de lavagem dos filtros e decantadores, que vai permitir a recuperação da água, fazendo com que a mesma retorne para o processo de tratamento. O volume corresponde a uma economia diária de aproximadamente 2,6 milhões de litros, suficiente para atender cerca de 13 mil habitantes/dia.

Já na zona Norte foi concluída a barragem do rio Capivari Mirim, que regula a vazão do principal manancial que abastece essa região, a construção de 3 reservatórios, está prevista a ampliação da ETA I, na Vila Avaí e a construção de uma nova ETA para atender a região de Itaicí.

Esse conjunto de obras permite que a cidade se desenvolva nos próximos anos com oferta de água para a população.


Fonte:


Notícias relevantes: