Indaiatuba

Jardim das Maritacas ganhará nova UBS por convênio do BID

SAÚDE

A prefeitura anunciou ontem, dia 24, que a cidade foi contemplada com a construção de mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Além da obra prevista para o bairro Camargo Andrade, será construída uma UBS no Jardim das Maritacas. As obras fazem parte do programa Saúde em Ação.

O início do projeto na cidade foi fechado após o prefeito em exercício, Antônio Carlos Pinheiro (sem partido), e o deputado estadual Rogério Nogueira (DEM) participarem na sexta-feira, dia 21, de um evento em Campinas com o governador Geraldo Alckmin.

Inicialmente, como publicou a Tribuna na edição deste sábado, Indaiatuba receberia uma nova unidade de saúde no Camargo Andrade e os prédios do Parque dos Indaiás, Parque Corolla e Jardim Oliveira Camargo seriam reformados e ampliados, mas a Administração Municipal aceitou a proposta da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo de trocar as reformas pela construção de uma unidade no Jardim das Maritacas.

Segundo a prefeitura, o processo de licitação para a construção da UBS do bairro Camargo Andrade deve ser aberto nos próximos dias. Segundo reportagem do sábado, a última previsão era para que a unidade fosse inaugurada no mês passado. A Pasta salientou que o atraso teve origem no governo estadual, que é quem comanda a licitação. Já na UBS do Jardim das Maritacas, o projeto ainda está sendo desenvolvido. A UBS do Camargo Andrade será construída na Rua Industrial Rudolph Theodore Scheel - Área Institucional 1. A UBS do Maritacas ficará na Rua Seis - Área Institucional 03B.

Segundo informou o prefeito em exercício, a decisão de aceitar a troca proposta pelo Estado foi motivada pelo fato de que a nova UBS atenderá uma população aproximada de 20 mil pessoas, dos bairros Jardim Paulista, Jardim Paulistano, União e Jardim dos Colibris, que atualmente são atendidos pela UBS do Parque Corolla. "Quanto aos projetos de reforma das unidades já existentes, o município deve assumir essas obras, oportunamente", declarou Pinheiro.

O investimento do BID foi anunciado em 2014, totalizando R$ 157,9 milhões, destinados à construção de unidades de saúde da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Indaiatuba recebe R$ 6,7 milhões para a construção da UBS do Jardim Itamaracá - Camargo Andrade. Parte do montante seria aplicado na reforma das outras UBS, com a mudança a prefeitura não soube informar o valor destinado a UBS do Maritacas e nem o prazo de entrega, já que a obra é executada pelo Governo do Estado. (Anieli Barboni)


Fonte:


Notícias relevantes: