Indaiatuba

Primeiro caminhão elétrico do mundo já opera na coleta de lixo da cidade

MEIO AMBIENTE

A evolução tecnológica acaba de chegar no serviço de coleta de lixo do município, realizado pela Corpus. Desde outubro, a empresa possui em sua frota o caminhão completamente elétrico, o primeiro fabricado no mundo para esta atividade.

O veículo chegou ao Brasil no final de julho deste ano, passou por algumas adaptações, como a instalação do compactador, e foi disponibilizado para os primeiros testes no início do mês passado.

"A nova aquisição é fruto de uma parceria entre a Corpus e a fabricante chinesa BYD", comenta Charles Alves Fioravante, gerente de manutenção e frota da Corpus.

Um dos principais diferenciais do caminhão elétrico é a ausência de ruídos. "Parece um carro de controle remoto", compara Charles. "Este é um projeto que vai ao encontro dos princípios de valores da Corpus, que são as pessoas e o meio ambiente. Com esta aquisição, vamos deixar de emitir 14 toneladas de CO² por mês na atmosfera; isso gera ainda mais saúde para a população, que sofrerá menos problemas respiratórios", argumenta.

A carga total do caminhão demora duas horas. "É o suficiente para o veículo elétrico operar durante oito ou nove horas. É um caminhão totalmente sustentável e com desempenho acima do esperado", destaca Charles. Além do fator sustentabilidade, o gerente salienta que o caminhão elétrico exige baixa manutenção. "Ao contrário dos veículos a diesel, ele possui quantidade praticamente zero de fluídos e óleo; não é necessário trocar filtros ou as marchas, já que conta com caixa de mudanças automatizada e não há embreagem. O modelo tem ainda direção eletrônica e oferece muito conforto para o condutor", garante Charles. Ele cita ainda que o veículo possui capacidade de armazenamento de 16 toneladas por turno. "Então coleta de 30 a 32 toneladas diariamente".


Fonte:


Notícias relevantes: