Indaiatuba

Pic Nic Azul alerta para o Dia da Diabetes

DIABETES

O mês de novembro foi escolhido pela Federação Internacional de Diabetes como o mês da conscientização da diabetes e a cor azul foi a escolhida para falar desse tema tão importante que acomete 15 milhões de pessoas no mundo inteiro.

Em Indaiatuba, o Pic Nic Azul Saudável, promovido pela Associação Sempre Amigos, acontece no próximo domingo, dia 20, das 9h às 15h, no Salão Espaço Ópera em Indaiatuba. O objetivo é reunir colaboradores da associação e a população em geral para alertar sobre a diabetes e ainda, em um ambiente descontraído, poder desfrutar de pratos saudáveis, orientação de fisioterapeutas, farmacêuticos, além de massagens e os exames de glicemia, aferição de pressão e exame de fundo de olho.

De acordo com o presidente da associação, Edvaldo Furtado Apolinário, o Didi, em Indaiatuba existem cerca existem mais de 20 mil portadores de diabetes diagnosticados. Desse total, 12 mil são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os demais em clínicas e convênios particulares. Além disso, cerca de 4 mil moradores da cidade tomam insulina para controlar a diabetes.

"Além dos dados citados, temos diversos outros dados alarmantes, por isso tanto os poderes constituídos como os pacientes devem refletir e se conscientizar de que realmente é preciso fazer algo, é necessário que todos tenham um acompanhamento adequado e eficaz para conviver com a doença da melhor forma possível. As pessoas precisam se conscientizar de que a diabetes mata, por isso é preciso atenção e cuidados", afirma Didi.

Por se tratar de uma doença silenciosa, nem sempre o portador da enfermidade sabe que a possui. "Dos 15 milhões de diabéticos no mundo, 44% não sabem que possui a doença", explica o presidente.

Apolinário ainda apresenta alguns dados alarmantes em que mostra que, a cada seis segundos, ocorre um óbito em decorrência da diabetes; a cada um minuto é realizada a amputação de membros inferiores, por conta da doença; dois terços de toda a população diabética mundial irá apresentar evidências de neuropatias ao longo dos anos; 90% dos diabéticos tipo 1 e 60% dos diabéticos tipo 2, após 20 anos de diagnosticada a doença, deverão desenvolver algum tipo de retinopatia. E ele ainda alerta para o fato de que existem mais de 40% de pessoas diabéticas que não foram diagnosticada.

Colaboração

Para participar do Pic Nic é necessário que cada participante leve um prato de salgado e venha vestido com a camiseta azul. O evento recebe o apoio da Faculdade Max Planck, Secretaria Municipal de Saúde e Espaço Ópera.

Para mais informações ou para conhecer mais o trabalho da Associação Sempre Amigos, ligue para (19) 99462-6291.


Fonte:


Notícias relevantes: