Indaiatuba

Inep divulga os gabaritos oficiais das provas do Enem

GABARITOS

Na última quarta-feira, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão do Ministério da Educação e Cultura (MEC), divulgou os gabaritos oficiais dos cadernos de questões dos primeiro e segundo dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016.

Os resultados já podem ser conferidos diretamente na página no INEP, através do link: http://inep.gov.br/web/guest/home. Já as notas individuais serão divulgadas apenas no dia 19 de janeiro de 2017, quando todos os participantes, inclusive os que tiveram as provas adiadas para os dias 3 e 4 de dezembro, saberão os resultados de cada uma das provas.

O sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada questão; por isso, mesmo com o gabarito, os candidatos não conseguem saber a nota que conseguiram no exame.

O valor de cada item varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Dessa forma, se a questão tiver um grande número de acertos, será considerada fácil e valerá menos pontos. O estudante que acertar um item com alto índice de erros, por exemplo, irá conquistar mais pontos. Assim, o candidato só irá conhecer a nota obtida nas provas objetivas daqui a dois meses, quando será divulgado o resultado final.

Sucesso

As provas do Enem 2016 foram realizadas no final de semana passado. De acordo com o Inep, 5.848.619 candidatos concluíram o exame, entre 8.356.215 inscritos. Já as abstenções atingiram 30% e 768 candidatos foram eliminados devido a irregularidades. As eliminações ocorreram devido ao uso de equipamento eletrônico, ausências antes do período determinado, utilização de impressos e desobediências às orientações dos fiscais.

Só nesta nova fase de exames o governo federal estima gastar aproximadamente R$ 15 milhões, valor considerado como prejuízo pelo Ministério da Educação. Maria Inês Fini, presidente do Inep, declarou que o governo irá reutilizar 78 toneladas de papel que não foram utilizadas nos dois dias do exame. Entretanto, o MEC ainda não fez o cálculo de quanto irá economizar com a reciclagem.

Apesar dos transtornos, o ministro da Educação, Mendonça Filho, garantiu que o Enem foi um sucesso, e reduziu significativamente os impactos das ocupações das escolas. "(...) eu diria que foi um sucesso absoluto o Enem 2016 (...).Em algum momento, houve até dúvida sobre o sucesso do Enem, e conseguimos que 97% conseguissem participar de um total de 8,6 milhões de inscritos".

No início da próxima semana, o Inep irá divulgar os locais de prova dos mais de 270 mil candidatos (3%) que farão o exame nos dias 3 e 4 de dezembro. A divulgação será feita na Página do Participante e no aplicativo Enem 2016. O resultado deste exame também irá sair no dia 19 de janeiro.


Fonte:


Notícias relevantes: