Indaiatuba

Chuva e vento deixam estragos pela cidade

TEMPESTADE

O temporal que ocorreu na cidade, na última quarta-feira, causou transtornos em diversos pontos da cidade. As trovoadas começaram por volta das 17h30 e, em questão de minutos, veio o aguaceiro acompanhado de ventos que chegaram a 99 km/h.

A meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim, explica que uma linha de instabilidade (LI) se formou sobre o Paraná e avançou sobre São Paulo, trazendo chuva forte para áreas do sul e centro-leste do estado na tarde e noite da quarta-feira.

Por volta das 18h50, a estação meteorológica da Unicamp registrou uma rajada de 99,9 km/h. Além disso, uma grande quantidade de raios foi observada por causa da passagem dos cumulonimbus desta forte linha de instabilidade.

Segundo a meteorologista, o calor foi o responsável pelo fenômeno climático. "O clima quente ajudou a formar nuvens carregadas que se espalharam por todo o Estado. Porém, desde a última quinta-feira, uma frente fria chegou ao Sudeste e deve se estender até o feriado, trazendo instabilidade e provocando mais chuvas", finaliza.

Logo no início da chuva, que já veio acompanhada de vento forte, alguns pontos começavam a apresentar alagamentos. O Jardim Califórnia foi um deles, local onde reside a internauta Deise Cristina Pereira, que enviou à Tribuna um vídeo de sua rua, mostrando veículos em meio a um volume de água considerável.

Fotos enviadas pelos internautas mostram galhos e árvores caídos em vários bairros, além de estruturas de fachadas de prédios que desabaram com a força do vento. A pista escorregadia da Avenida Fábio Barnabé também fez com que uma motociclista sofresse um acidente. Ela teve apenas uma queda sem gravidade e foi amparada por populares.

Balanço

Conforme dados da Defesa Civil de Indaiatuba, foi registrada a queda de 14 árvores; contudo, não houve pontos de alagamento. A Secretaria de Educação relatou que as Emeb Nízio Vieira, Luiz Carlos Batista de Moura, Patrocínia Robles Provenza, João Batista de Macedo e Laura Fahl sofreram pequenos danos com o temporal.

O Saae também registrou problemas em algumas bombas de captação, mas tudo foi normalizado por volta das 10h da manhã de quinta-feira. Na estação meteorológica do Instituto Agronômico de Campinas, instalada na Prefeitura de Indaiatuba, foram registrados 51,1 milímetros de chuva, o pluviômetro do Saae mediu um pouco mais, cerca de 53 mm, na estação do Pimenta.


Fonte:


Notícias relevantes: