Indaiatuba

Saae faz 720 testes de mananciais ao mês

ÁGUA

O Laboratório de Águas do Controle de Qualidade do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) realiza cerca de 720 análises de qualidade da água todos os meses. A intenção é avaliar a condição dos corpos hídricos existentes (poços, nascentes, rios, córregos) e da água tratada distribuída à população de Indaiatuba, através de coletas e análises, de acordo com a legislação vigente.

Todas as segundas e quartas-feiras são coletadas amostras em seis pontos de mananciais (total de 12 pontos) e são realizados aproximadamente 15 parâmetros cada, o que totaliza as 720 análises por mês.

O departamento possui implantada a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, garantida por auditorias internas anuais e por avaliações do Inmetro, e o trabalho é realizado utilizando um sistema informatizado que permite o rastreamento das amostras a cada instante, desde o momento de entrada até a emissão do relatório ao solicitante.

O Laboratório conta, desde 2014, com uma Unidade Móvel de Monitoramento de Água Bruta, utilizada para análises em mananciais (rios, lagoas, córregos). O veículo conta com sondas, que apresentam o resultado imediato da análise das amostras de água, possibilitando, entre outras vantagens, intervenções imediatas, em caso de despejo, de produtos tóxicos nos mananciais.

O laboratório também monitora o Rio Capivari-Mirim, importante manancial do município, responsável por 27% do abastecimento. São coletadas amostras em 6 pontos para cálculo da qualidade da água, o IQA. Este monitoramento é feito trimestralmente, de acordo com o projeto da construção de barragem deste rio, e é apresentado para a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Alguns equipamentos e reagentes foram adquiridos especialmente para monitoramento do rio Capivari Mirim, atendendo à solicitação da Cetesb para construção da barragem.

A autarquia também realiza coletas da água tratada nas saídas de todas Estações de Tratamento e locais de distribuição. Os relatórios são enviados para Vigilância Sanitária que atualiza banco de dados do Saae junto ao Ministério de Saúde.


Fonte:


Notícias relevantes: