Indaiatuba

Poupatempo de Campinas promove simulado de abandono de prédio

TREINAMENTO

O Poupatempo do Centro de Campinas promoveu ontem um exercício de abandono do prédio. A ação, que é realizada duas vezes ao ano em cada posto de serviço, contou com a colaboração de funcionários e cidadãos presentes.

De acordo com a assessoria do Poupatempo, a iniciativa é parte dos procedimentos internos de segurança; e um dos requisitos é preparar as equipes para situações que exijam uma saída rápida e eficiente do prédio. Logo após o treinamento, que levou apenas alguns minutos, o atendimento retornou à normalidade.

O simulado de abandono de área nos postos Poupatempo ocorre duas vezes por ano e é determinado pelo Decreto Estadual nº 56.819/11, que define a obrigatoriedade da ação em situações de emergência em edificações e áreas de risco.

Quanto ao simulado na unidade de Indaiatuba, a assessoria do Poupatempo salientou que houve uma ação no dia 16 de novembro, e que não há previsão para o segundo treinamento. Atualmente, o serviço possui 72 postos fixos e uma unidade móvel, instalados em todas as regiões administrativas do Estado, que atendem mais de 175 mil cidadãos por dia. Desde a primeira unidade, em 1997, o programa já atendeu 516 milhões de pessoas.

Fim de ano

Para quem pretende viajar durante o período das festas ou férias no final do ano, o Poupatempo alerta para a atualização dos documentos. Problemas de última hora são mais comuns do que se imagina e, normalmente, é justamente nesta época que a corrida aos postos de serviço aumenta.

O prazo para emissão de segunda via da Carteira de Identidade (RG) é de até cinco dias úteis. O mesmo vale para primeira via da carteira para menores de 18 anos. Para a primeira via do RG de maiores de idade – caso de quem tem o documento de outro Estado e agora vai tirar pela primeira vez em São Paulo – o prazo é de até dez dias úteis, pois existe a necessidade de consulta sobre eventuais pendências judiciais.

Os brasileiros que pretendem viajar para países do Mercosul devem conferir as carteiras de identidade, já que eles podem entrar com o RG, desde que a data de emissão não seja superior a dez anos. Conforme a assessoria do Poupatempo, diversas empresas aéreas têm como praxe barrarem o viajante devido à falta do documento atualizado. Neste caso, na unidade de Guarulhos é possível conseguir uma segunda via provisória, apenas apresentando o bilhete de viagem marcado. Vale lembrar que esta via tem validade somente por 90 dias.

Dessa forma, o Poupatempo orienta providenciar a documentação atualizada o quanto antes, pois a procura é significativamente maior em dezembro. Com o objetivo de evitar longas filas de espera, o programa só faz os atendimentos previamente agendados.

O meio mais eficaz de agendar um horário no posto é por meio do aplicativo SP Serviços, que pode ser baixado gratuitamente no celular ou tablet. Além deste recurso, os cidadãos também podem entrar em contato com o Disque Poupatempo: 0800-772-3633 (ligação gratuita para telefone fixo), e no (011) 2930-3650 (ligações de celular, com tarifa das operadoras); ou através do site: www.poupatempo.sp.gov.br.

O horário de atendimento pelo telefone é de segunda a sexta, das 7h às 20h e aos sábados, das 6h30 às 15h. A unidade do Poupatempo de Indaiatuba funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, no Parque Mall, Rua das Primaveras, 1.050, Jardim Pompéia.


Fonte:


Notícias relevantes: