Indaiatuba

Roda de Conversa com psicólogo encerra atividades da Abraz em 2016

ALZHEIMER

A sub-regional de Indaiatuba da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) promoverá na segunda-feira, às 19h, o último encontro do Grupo de Apoio de 2016. O psicólogo Giovanni Vendramini Alves, voluntário da entidade, realizará uma Roda de Conversa com familiares e cuidadores de pacientes com Doença de Alzheimer. O evento é gratuito e não é necessário fazer pré-inscrição, basta comparecer na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé (marginal do Parque Ecológico), 709, Vila Teller.

Mestre e doutorando em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além de especialista em Psicologia Hospitalar Aplicada à Oncologia, Alves explica que a Roda de Conversa terá a finalidade de promover uma reflexão sobre a percepção de ganhos e benefícios existentes na prática do cuidado e sobre as condições facilitadoras para a prestação de cuidados ao ente querido. “Sempre ouvimos falar sobre as perdas que se associam ao prestar cuidados a idosos com Doença de Alzheimer ou então sobre as dificuldades encontradas pelos cuidadores”, explica. “Discutiremos que no cuidado também existem pontos positivos”.

A presidente da Abraz de Indaiatuba, a médica geriatra Celene Queiroz Pinheiro de Oliveira, comenta que o psicólogo tem um papel importante no Grupo de Apoio e todas as suas contribuições junto aos familiares e cuidadores são sempre muito positivas. “Tivemos uma edição da Roda de Conversa em setembro, durante a programação do Dia Mundial da Doença de Alzheimer, que foi enriquecedora aos que se dedicam ao cuidado de idosos”, diz. “Com certeza vamos fechar o ano com uma atividade que trará ânimo aos participantes.”

Programação 2017

A programação de palestras e atividades será retomada em fevereiro de 2017. A sub-regional de Indaiatuba da Abraz trabalha agora na composição dos temas a serem abordados no Grupo de Apoio e os interessados podem colaborar, sugerindo temas. “Abrimos uma pesquisa no Facebook da Abraz Indaiatuba, em que familiares e cuidadores de idosos podem contar sobre quais assuntos gostariam de receber mais informações através de palestras de especialistas no próximo ano”, comenta a presidente. “Acreditamos que muitos buscam informações na internet, por isso, as redes sociais são hoje uma ferramenta importante. Queremos estar mais próximos das pessoas que precisam do apoio da Abraz, por isso, optamos para usar o Facebook para divulgar informações e também ouvi-los.”

O endereço é: www.facebook.com/abrazindaiatuba.


Fonte:


Notícias relevantes: