Indaiatuba

Alunos do EJA concluem projeto do Tribunal do Trabalho

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Educação participaram da Culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), iniciativa de construção de cidadania encabeçado pela Associação dos Magistrados (Amatra) e atualmente desenvolvido no âmbito da jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região pela Amatra XV.

Por meio do programa, magistrados, professores e servidores do Judiciário semeiam noções básicas de Direitos Humanos, Direito do Trabalho, Direitos da criança e do adolescente, ética e de cidadania em escolas, especialmente as públicas, de diversos municípios, de forma a promover a aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade, estabelecendo o diálogo dos magistrados com professores e alunos.

“Costumo falar que patrimônio maior de uma cidade são as pessoas e quando temos um projeto encaminhado para a inclusão das pessoas é muito importante, pois todos que participaram do projeto saem mais enriquecidos. Com esse trabalho vemos que o magistrado não fica só no gabinete trabalhando, muitos saem para ensinar e esse projeto temos que enaltecer e aplaudir”, diz o prefeito em exercício, Antonio Carlos Pinheiro (sem partido).

A secretária de Educação, Rita de Cássia Transferetti, ressaltou: “Hoje vamos ouvir o que vocês [alunos] têm a dizer, compartilhar esse conhecimento é importante para a vida de todos, pois é muito bom conhecer seus direitos e deveres. Quero agradecer a todos os professores, gestores e coordenadores envolvidos e a escola Sylvia Sanazzaro pelo trabalho feito com os alunos sobre erradicação do trabalho infantil. Quero agradecer o trabalho da Tânia Cataldi que sem ela esse programa não seria possível”.
O presidente da Amatra XV, Dr. Luís Rodrigo Fernandes Braga, por sua vez, salientou que a ideia é de ir à escola e apresentar os direitos e deveres. "Por isso fizemos esse projeto, que, na verdade, é uma ação de responsabilidade social. Achamos que o país precisa mais do que isso, precisamos levar a cidadania na escola, pois é importante ter esse conhecimento. Quero parabenizar vocês alunos, por trabalhar durante o dia e ainda se dedicar ao estudo à noite, isso é gratificante, pois a informação e o conhecimento dá bons frutos e grandes passos para uma vida melhor”.
Cerca de 110 alunos da EJA das EMEBs: “Profª Áurea Moreira da Costa” e Prof. Leonel José Vitorino Ribeiro” fizeram apresentações do conteúdo discutido em sala de aula referente ao tema.


Fonte:


Notícias relevantes: