Indaiatuba

Usuária reclama da falta de atendimento odontológico na UPA

UPA

A Tribuna recebeu a reclamação de uma leitora quanto ao atendimento odontológico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Segundo Luciana Volpiano, diferente do que foi divulgado em outubro de 2013 pela Prefeitura, a unidade não tem uma equipe de odontologia de plantão 24h.

Luciana estava com dor no dente e precisava de um curativo para passar os sintomas, por isso tentou atendimento na UPA. "Liguei na unidade para saber se eu poderia ir até lá por ter dor no dente e me disseram que o dentista só poderia atender seis pessoas por período", conta. "A atendente da UPA disse que eu não poderia ser atendida porque já tinha dado o limite de pacientes do dentista naquele dia e que ele só atendeu na parte da manhã. Ele também não poderia atender por não ter material. Segundo a atendente da UPA, a Prefeitura fornece material apenas para seis atendimentos ao dia", conta.

A ligação foi gravada e a reportagem teve acesso ao arquivo. No áudio, a atendente da UPA também explica que, caso a paciente estivesse com muita dor ela iria ser medicada por um clinico geral. Ainda segundo a atendente, o dentista não estava na unidade e mesmo que o dentista estivesse no local, ele só poderia receitar medicamento porque não teria como fazer o curativo por ter esgotado o atendimento naquele dia. "Ele atende seis pacientes por período e conforme o material que recebe", disse a atendente. Para conseguir a vaga, a paciente também teria que ir até a UPA com uma hora de antecedência para conseguir ser atendida.

No release divulgado em 2013, a Prefeitura informava que uma das novidades para a nova unidade hospitalar é que seria a implantação de uma equipe de odontologia com plantão de 24h. Em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura, foi questionado se chegou a ser implantada uma equipe odontológica com atendimento 24h na unidade; por que o dentista pode fazer apenas seis atendimentos por dia e por que a Prefeitura envia material para poucos atendimentos diários. Também foi questionado se existe algum projeto para ainda ser implantada uma equipe odontológica 24h na UPA.

Por meio de sua assessoria, a Prefeitura respondeu que "o Plantão da UPA Odonto funciona 24h, sendo 12h presenciais e 12h à distância - quando é necessário, aciona-se o dentista e ele segue à UPA. Importante esclarecer que os procedimentos realizados pela UPA são apenas de emergência e urgência, procedimentos eletivos são encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde; procedimentos mais complexos como traumas de face são encaminhados para o Haoc".

A Prefeitura ainda informou que os procedimentos realizados na UPA são pautados nos protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde. "O não cumprimento desses protocolos prejudica o repasse de recursos para o município, por isso temos que atender conforme as exigências do Ministério da Saúde".


Fonte:


Notícias relevantes: