Indaiatuba

Indaiatuba recebe avaliação "muito efetiva" em índice do TC

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TC-SP) divulgou na semana passada o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM/TCESP) referente ao exercício de 2015. Esse é o índice de desempenho da Corte de Contas paulista, composto por sete índices setoriais, consolidados em um único índice por meio de um modelo matemático que, com foco na análise da infraestrutura e dos processos dos entes municipais, busca avaliar a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos seus gestores. Indaiatuba é a cidade de Região Metropolitana de Campinas (RMC) que conquistou a maior quantidade de índice A, ficando com a nota máxima em saúde, educação, meio ambiente e cidade, gerando o IEGM, com classificação B que significa muito efetiva.

A combinação das análises destes sete índices temáticos busca avaliar, ao longo do tempo, se a visão e objetivos estratégicos dos municípios foram alcançados de forma efetiva e, com isso, oferecer elementos importantes para auxiliar e subsidiar a ação fiscalizatória exercida pelo Controle Externo. Este instrumento, inédito entre os Tribunais de Contas, apresenta uma nova metodologia que incorpora os seguintes atributos de controle externo: Específico: mede características particulares da gestão municipal de forma clara e objetiva; Mensurável: permite a quantificação do desempenho dos municípios ao longo do tempo; Acessível: de modo que seja utilizado como insumo para o planejamento da fiscalização; Relevante: como instrumento de controle e Oportuno: elaborado no tempo adequado para utilização pela Fiscalização.

O índice também aponta a possibilidade de comparar desempenhos entre municípios semelhantes, possibilitando identificar as melhores práticas e consequentemente, contribuir para uma melhora no desempenho da Administração Pública Municipal.

Para o prefeito de Indaiatuba em exercício, Antônio Carlos Pinheiro (sem partido), esses indicativos confirmam uma boa gestão municipal. "Uma classificação como essa é motivo de orgulho para nós. Conseguimos a nota máxima em educação e saúde que é a base da nossa administração. Concretizamos nossa estratégia de trabalho que resultou em diversos benefícios ao cidadão indaiatubano e muito nos alegra esse resultado, o qual foi possível com o empenho e dedicação de toda equipe que forma nossa gestão", destaca Pinheiro.


Fonte:


Notícias relevantes: