Indaiatuba

Instalação de luminosos requer cuidado e atenção, alerta CPFL

FESTIVIDADES

A decoração de fachadas de comércios, ruas e residências começou a ser feita ainda em novembro. Para garantir que as festividades de fim de ano ocorram com segurança, economia e alegria, a CPFL Piratininga, distribuidora do Grupo CPFL Energia, dá dicas de utilização destes produtos.

Antes de iniciar a decoração, é importante verificar as condições dos fios dos piscas-piscas. É comum que, ao longo do tempo após vários anos de uso, os cabos do enfeite fiquem ressecados ou rompidos. Nestas condições, a CPFL Piratininga recomenda a compra de um novo enfeite para evitar choques elétricos, curtos-circuitos e até incêndios, além de gerem gastos desnecessários no consumo de energia elétrica.

Outra precaução de segurança é checar o estado das instalações elétricas antes de ligar qualquer enfeite natalino à tomada, verificando se a capacidade e a resistência dos condutores, tanto da fonte de energia quanto dos enfeites em si, são compatíveis com a carga elétrica requerida. O consumidor deve estar atento às informações sobre potência, tensão de alimentação e instruções de uso que constam nas embalagens dos luminosos.

O presidente da CPFL Piratininga, Carlos Zamboni Neto, alerta que não se deve realizar qualquer instalação elétrica sem conhecimento. “O correto é contratar um eletricista qualificado para abrir o quadro de força de sua casa e verificar todas as conexões de cabos.”

Uma fiação defeituosa ou solta, somada a uma sobrecarga adicional, é causa comum de danos graves, como o superaquecimento, choques e até a queima da fiação elétrica e consequente incêndio da casa. “Nunca ligue vários enfeites em uma tomada usando o perigoso benjamim, ou faça emendas de fios, que também podem ser pontos de superaquecimento”, adiciona Carlos.

Ele recomenda a utilização de enfeites de boa qualidade, certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). “Isso garante maior segurança, já que os equipamentos foram submetidos a vários testes antes de chegar ao mercado. Lembre-se de realizar as instalações do pisca-pisca sempre com o enfeite desligado da tomada”, orienta.

Ao comprar um enfeite novo, opte por produtos LED (Light Emitting Diode), que, apesar de mais caros, duram mais e são mais econômicos. Os cordões natalinos convencionais utilizavam filamentos incandescentes, ou seja, são de baixa eficiência e com consumo de energia mais elevado. Verifique se a Árvore de Natal é resistente ao fogo. Se possível, opte pelos modelos anti-inflamáveis. “Dentro de casa, o alerta é para que as crianças e animais tenham acesso vigiado à Árvore de Natal; e antes de sair de casa, não se esqueça de desligar os enfeites luminosos”, finaliza Carlos.


Fonte:


Notícias relevantes: