Indaiatuba

Poupatempo lança versão inteligente de aplicativo

FACILIDADES

O Poupatempo anunciou esta semana o lançamento de uma versão inteligente de seu aplicativo (App). O objetivo da ferramenta é incentivar o agendamento dos atendimentos e evitar filas nos postos.

O SP Serviços foi atualizado esta semana, tanto para o sistema Android como o iOS. A plataforma se tornou mais inteligente, sugerindo para os usuários a unidade mais próxima e a que ele mais frequenta, e permite a visualização dos postos em um mapa com geolocalização.

Lançado em 2016, o App do Poupatempo é o meio mais rápido de agendar os serviços, porém, responde por apenas 5% dos 175 mil atendimentos diários nas 72 unidades físicas em todo o Estado. Os outros 45% ainda fazem os agendamentos via portal ou telefone (Disque Poupatempo).

Os agendamentos visam distribuir as demandas e evitar o desconforto da espera, permitindo que os cidadãos escolham dia e hora para serem atendidos. Contudo, a assessoria do governo paulista revela que metade dos usuários do serviço costuma ir direto ao posto, sem agendar, correndo o risco de perderem a viagem.

Com as inovações tecnológicas, agora é possível fazer mais de um agendamento para diferentes órgãos, como o Detran e o Instituto de Identificação (IIRGD), por exemplo. Além disso, há a alternativa de conferir no portal os agendamentos realizados no aplicativo e vice-versa, já que o login e a senha são os mesmos para o site e o App.

Atualização

A nova versão do App foi lançada no início de janeiro, pois, trata-se do mês que concentra a maior demanda por serviços públicos. Desde o ano passado, as unidades maiores do Poupatempo estão sendo equipadas com máquinas de autoatendimento que permitem que o próprio usuário faça o seu agendamento ao chegar à triagem sem hora marcada. Os equipamentos também permitem executar alguns serviços sem passar pelas mesas de atendimento, como a emissão de Atestado de Antecedentes Criminais.

As inovações no aplicativo e no portal do Poupatempo incluem melhorias no sistema de cadastro de usuários, que ficou mais completo para aumentar a segurança e permitir a prestação de mais serviços eletrônicos de forma interativa, abrindo novas possibilidades de relacionamento com os cidadãos.

Conhecendo melhor o usuário que acessa os seus serviços por meios eletrônicos, o Poupatempo poderá enviar avisos e facilitar o pagamento online de taxas para emissão ou renovação de documentos. No futuro muitos serviços poderão ser oferecidos pela internet, equipamentos de autosserviços ou aplicativos de celular, sem mais a necessidade de comparecimento presencial.


Fonte:


Notícias relevantes: