Indaiatuba

Qualificação e preparação são importantes

O administrador do portal Emprega Campinas, Alex de Lima, aponta algumas das vagas mais procuradas e os requisitos exigidos. "Entre os postos de trabalho divulgados no site, os cinco cargos mais buscados foram os de auxiliar ou operador de produção, vigilante, atendente, assistente administrativo e recepcionista", comenta Alex. 

Ele aborda também a questão da qualificação. "Em janeiro nós temos um pico de acessos ao portal cerca de 30% maior em relação a dezembro; porém, em março o volume de anúncios de oportunidades deve subir. O grande perfil das buscas é para vagas operacionais, ou seja, de pessoas com pouca qualificação. No entanto, algumas oportunidades são muito boas e pagam bons salários", argumenta. Alex.

Para os que possuem boa experiência e qualificação, o administrador diz que as chances de novo emprego estão nas redes de contato. "Cargos de gerência e mais elevados normalmente são preenchidos por indicação. As empresas costumam também buscar nas redes sociais os perfis de candidatos potenciais para suas vagas. Por isso, quem pretende mudar de carreira ou de empresa, deve investir em sua rede de contatos profissionais e cuidar do seu perfil na internet. Ao contrário do que muitos pensam, ali não é terra de ninguém e as postagens revelam perfis psicológicos, que serão avaliados pelos contratantes na análise de prováveis candidatos", alerta.

Por fim, Alex lembra da importância de um bom currículo. "Ainda vemos muitos perderem oportunidades devido a um currículo mal elaborado ou incompleto. A preparação antes da entrevista também é fundamental, e poucos fazem a lição de casa. Hoje não há mais desculpa para não conhecer sobre determinada empresa ou vaga com antecedência", assevera.


Fonte:


Notícias relevantes: