Indaiatuba

Campo Bonito recebe o Projeto 100% Saúde

Um dos projetos mais requisitados e de maior retorno da Secretaria Municipal de Saúde em 2016, o 100% Saúde será implantado hoje, dia 17, no Residencial Campo Bonito. As inscrições poderão ser feitas diretamente na Escola Municipal (Emeb) Prof Maria Helena Costa e Silva, a partir das 18 horas.

Ítalo Gomide, facilitador do projeto, se diz bastante feliz com a expansão do 100% Saúde no bairro. "Ali há um grande número de pessoas que poderão se beneficiar do programa em um local de melhor acessibilidade", comenta. Ele diz ainda que são esperados cerca de cem participantes no primeiro encontro.

"As reuniões no Campo Bonito serão feitas sempre as terças, a partir das 18h; e novas inscrições serão aceitas na primeira terça-feira de cada mês. A escola dispõe de um espaço para aproximadamente 200 participantes, mas, caso haja necessidade, há também a quadra coberta", salienta Ítalo. "Da mesma forma como vem ocorrendo na Câmara Municipal há mais de um ano, a população do Campo Bonito terá acesso gratuito às palestras, orientações e acompanhamento da equipe multidisciplinar da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)", lembra.

Ítalo comenta ainda que a intenção do prefeito Nilson Alcides Gaspar, assim como a do secretário da Saúde, José Roberto Stefani, é a de levar o projeto para outros pontos. "O Campo Bonito é o início dessa expansão, que deve continuar seguindo por outras regiões na cidade", complementa. "Nós aguardamos a participação dos públicos do Campo Bonito, do Sabiás, do Tucanos e região. Vamos levar para as pessoas novos hábitos de vida, mais saudáveis", acrescenta o facilitador do projeto.

Implantado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o programa 100% Saúde completou, no final de 2016, um ano e meio de funcionamento, e já auxiliou 1.511 pessoas a eliminarem mais de 3,2 mil quilos. "Estamos com muitas ideias, e a proposta é a de que o programa leve outros temas também, tais como diabetes e drogas", revela o facilitador do programa.

Balanço

Atualmente, o projeto atende a população todas as quartas-feiras, na Câmara Municipal, a partir das 18 horas; e as inscrições ocorrem na primeira quarta-feira de cada mês. Para participar é necessário ter acima de 16 anos de idade, trazer RG, CPF, cartão SUS e comprovante de endereço. O telefone para informações é o (19) 3834-9116.

A cada seis meses, o 100% Saúde realiza um balanço dos atendimentos. No final do ano passado, durante a cerimônia, os participantes levaram alimentos não perecíveis correspondentes aos quilos eliminados por meio do projeto. No semestre, foram recebidos 1.111,25 kg de alimentos, e tudo foi doado à Associação Beneficente Irmã Dulce (Abid). De julho de 2015 a dezembro de 2016, o projeto atendeu 1511 participantes que eliminaram 3.225,65 kg.

Projeto 100% Saúde

no Campo Bonito

Data: Dia 17

Horário: 18 horas

Local: Emeb Professora Maria Helena Costa e Silva

Endereço: Rua 6, s/nº

Informações: (19) 3834-9116


Fonte:


Notícias relevantes: