Indaiatuba

Ampliação da ETA III recebe instalações

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) deu início às instalações eletromecânicas e hidráulicas na obra de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA III), localizada no Bairro Pimenta. As estruturas da casa de cloração e das cabines elétricas seguem segundo o cronograma.

Segundo a assessoria da autarquia, a obra é complexa, uma vez que a diversidade de solo - muitas vezes composto por rochas - e sua integração à estrutura de tratamento já em operação, exigem um alto grau de perícia em sua execução.

A ampliação da ETA III é composta por diversas obras: um reservatório semienterrado com capacidade para armazenar um milhão de litros e um sistema de recuperação de água de lavagem dos filtros e decantadores, que permite o retorno desta água para o processo de tratamento, promovendo a economia diária de aproximadamente 2,6 milhões de litros, suficientes para atender cerca de 13 mil habitantes/dia.

"Buscar maximizar o rendimento de uma obra ou serviço é um dever de toda gestão comprometida com os recursos públicos", afirma o superintendente do Saae, Sandro Coral. O módulo em construção, quando entregue, terá a capacidade para tratar 150 litros por segundo, idêntico aos dois já existentes, aumentando de 300 para 450 litros por segundo, ou seja, um acréscimo de 50% na oferta de água tratada distribuída por esta estação, para a zona Sul da cidade, região que está em pleno desenvolvimento e crescimento populacional.


Fonte:


Notícias relevantes: