Indaiatuba

Fiec anuncia 920 vagas do Mediotec para ensino médio

Em coletiva na última terça, dia 24, o prefeito Nilson Gaspar (PMDB) e o superintendente da Fundação Indaiatuba de Educação e Cultura (Fiec), João Neto, anunciaram a conquista de 920 vagas do Mediotec, braço do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) destinado a ofertar formação técnica e profissional a estudantes do ensino médio da rede pública.

Quatro turmas serão abertas no primeiro semestre e outras 800 vagas serão para o mês de agosto.

A fundação vai formar 24 turmas no total e os alunos que cursam a partir do segundo ano do ensino médio podem se inscrever. Serão abertas quatro turmas no primeiro semestre, com 120 vagas exclusivas para estudantes dos terceiros anos, que em 2016 não tiveram a oportunidade de se inscrever no Pronatec, que não foi disponibilizado pelo Governo Federal. Os cursos são para técnicos em Cozinha, Logística, Design de Interiores e em Segurança do Trabalho.

A autarquia enviará equipe para as escolas da rede pública nos dias 13 e 14 de fevereiro para divulgar as vagas e tirar as dúvidas dos estudantes. A documentação necessária deve ser apresentada nos dias 15 e 16 do mesmo mês, na Unidade I da Fiec, que fica na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.405, Jardim Regina.

Em agosto, mais 20 turmas serão formadas em 16 cursos disponíveis, totalizando 800 vagas para estudantes do segundo ano do ensino médio. Os cursos técnicos serão: Análises Clínicas, Enfermagem, Farmácia, Imobilizações Ortopédicas, Nutrição, Segurança do Trabalho, Eletroeletrônica, Mecânica, Mecatrônica, Química, Administração, Logística, Cozinha, Informática - Sistemas de Informação, Informática - Internet e Edificações.

Dois são novidades: Análises Clínicas e Imobilizações Ortopédicas. "Estes cursos foram solicitados pelo Ministério da Educação e analisados pelo Conselho Municipal de Educação, parceiro da Fiec, e que aprovou os cursos em um prazo de 30 ou 40 dias", conta João Neto. "O primeiro curso é demanda do mercado e o segundo, uma necessidade para a nossa cidade".

Demanda

Em 2016, Indaiatuba não recebeu nenhuma vaga do Pronatec. "Estas 800 novas vagas do Mediotec devem equilibrar a demanda", afirma o superintendente. "Todos os alunos inscritos terão duas semanas de português e matemática gratuitos de reforço e poderão fazer 200 horas de inglês ou espanhol".

Gaspar destacou a importância desses cursos. "O objetivo de tudo isso é prestar um serviço de excelência para a população. Através da Fiec, com esses cursos apresentados e com todo aparato à disposição, os jovens de Indaiatuba terão uma oportunidade de estudo e de emprego também", salienta.

Professores

Em Sessão Extraordinária da Câmara Municipal, realizada na última quarta, dia 25, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 04/2017, que autoriza a Fiec a conceder reajuste para os professores contratados através de bolsa, de acordo com as necessidades de formação de turmas nos cursos oferecidos, com valor equivalente a R$ 31 por hora aula desempenhada.

Para dar conta da demanda, a Fiec precisará contratar. "Teremos aulas para mais de cem professores e, por isso, faremos um processo seletivo simplificado", afirma João Neto. O mesmo projeto autoriza a autarquia a conceder gratificação de função para os cargos de coordenadores pedagógicos e de qualificação profissional no valor fixo de R$ 676,72.


Fonte:


Notícias relevantes: