Indaiatuba

Poupatempo Indaiatuba chega a mais de 1 milhão de atendimentos

O Poupatempo Indaiatuba atingiu nesta segunda-feira, 30 de janeiro, a marca de 1 milhão de atendimentos. O número alcançado supera em mais de quatro vezes o total da população da cidade, que segundo o IBGE é de 235 mil habitantes. A unidade, inaugurada em abril de 2014, realiza uma média de 1,4 mil atendimentos por dia, cerca de 31 mil por mês.

A cidadã Lucinda Brandão foi homenageada pelo milionésimo atendimento da unidade. Ela foi ao Poupatempo fazer a segunda via do RG para poder receber sua aposentadoria.

Desde que iniciou as atividades, o órgão mais procurado no Posto do Governo do Estado foi o Detran.SP, com 501 mil documentos emitidos, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Licenciamento de veículos; seguido pelo e-poupatempo, para serviços públicos online, com mais de 148 mil atendimentos; e pelo Instituto de Identificação, com 95 mil solicitações, entre RG e Atestados de Antecedentes Criminais.

O posto conta ainda com atendimentos da Secretaria do Emprego (Sert) e um correspondente bancário, para pagamento de taxas.

O Poupatempo Indaiatuba fica na Rua das Primaveras, 1.050 - Jardim Pompéia (shopping Parque Mall) - e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Robô

O Poupatempo iniciou testes com um atendente virtual capaz de dar informações pela internet e marcar dia e hora para cidadãos que desejam ser atendidos em qualquer uma das 72 unidades no Estado de São Paulo.

Nos 33 dias iniciais, o robô atendeu uma média de 5,3 mil usuários por dia e trocou com eles mais de 2,4 milhões de mensagens. Neste primeiro mês de funcionamento do robô no portal do Poupatempo, foram completados com sucesso mais de 53 mil agendamentos. Ele recebeu ainda 34,1 mil mensagens de agradecimento, algumas carinhosas ou até religiosas como "Deus te abençoe".

O assistente virtual, chamado Poupinha, atende no portal do Poupatempo e também pelo messenger, aplicativo oficial do Facebook.

O robô foi desenvolvido pela Nama - Inteligência Artificial, uma das empresas de tecnologia selecionadas no edital do Pitch Gov, iniciativa do Governo de São Paulo destinada a buscar soluções inovadoras para a prestação de serviços ao cidadão. Se for aprovado nos testes, o sistema será contratado por meio de licitação pública.

"O atendente virtual foi criado para incentivar os cidadãos a marcar dia e hora para o atendimento antes de ir aos postos", afirma o superintendente de Novos Projetos do Poupatempo, o Ilídio Machado. Segundo ele, o agendamento serve para distribuir a demanda e evitar filas, de forma a garantir o conforto dos cidadãos, além de aumentar a eficiência do programa de serviços públicos.

O sistema conversa com centenas de usuários simultaneamente, e todos os dados ficam registrados para análises. Quanto mais usado, mais conhecimento o atendente acumula e melhor interage com os humanos, aperfeiçoando as respostas a cada dia.

Para Rodrigo Scotti, CEO da Nama, uma das vantagens do atendente virtual é a sua capacidade de estabelecer uma conversa natural para se relacionar 24 horas por dia e sete dias por semana com o cidadão. Segundo ele, os softwares de respostas automáticas baseados em inteligência artificial já são utilizados por muitas empresas na comunicação com os clientes, e agora começam a ser usados também no serviço público. Segundo ele, a Nama é primeira empresa brasileira a criar um sistema próprio de inteligência artificial.

Como falar com o atendente virtual do Poupatempo: no portal (www.poupatempo.sp.gov.br), no messenger (www.messenger.com/t/PoupinhaSP) e no Facebook (www.facebook.com/PoupinhaSP).


Fonte:


Notícias relevantes: