Indaiatuba

Quatro ecopontos de inertes serão instalados

Durante o encontro, também foi anunciada a construção de quatro novos ecopontos de inertes (entulhos, móveis velhos etc.), onde a população pode descartar restos de construção e outros itens maiores. Os novos pontos de coleta seletiva serão instalados no Jardim João Pioli, Jardim Paulista, Jardim Pompéia e Jardim Califórnia. Até o final do ano os quatro pontos de coleta devem estar em funcionamento.

"Os novos ecopontos serão estrategicamente instalados em locais que já são usados para descarte irregular de entulhos. Nosso objetivo é acabar com esses pontos de descarte de lixo porque isso não prejudica apenas a limpeza da cidade, mas também é uma questão de saúde pública", esclareceu Gaspar.

As instalações dos ecopontos de inertes serão feitas no João Pioli (Rua Aristóteles Pereira dos Santos); no Jardim Paulista (Rua Jaraguá); no Jardim Pompéia (Rua das Primaveras); no terreno ao lado do Centro de Convenções Aydil Bonachella; e no Jardim Califórnia (Rua Ema Mantoanelli Tachinardi).

Atualmente, o município possui um ecoponto de inertes, localizado no calçadão atrás da UPA-24h, no Jardim Morada do Sol. De acordo com a Prefeitura, são recolhidos diariamente 10 metros cúbicos (m³) de entulho. O espaço também recebe os materiais recicláveis comuns para a coleta seletiva, e a recepção é feita por um funcionário que controla o tipo de material descartado.

Alguns carroceiros cadastrados utilizam o ecoponto de inertes para o depósito de entulhos, mas qualquer cidadão pode depositar ali os materiais resultantes de pequenas reformas. As madeiras devem ser separadas e o gesso e as telhas de amianto não podem ser depositados no local. O funcionamento é das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 12h aos sábados.


Fonte:


Notícias relevantes: