Indaiatuba

Contratações aumentam 4,25% na construção civil

Região

Atualmente, o setor da construção civil é o que mais emprega no País. De acordo com a declaração de Rubens Menin, presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o segmento representa 8% do Produto Interno Bruto (PIB), gerando impacto significativo na economia.

Indaiatuba registrou a maior alta da região em contratações para o setor durante o ano de 2016, crescendo 4,25% no período. Foram 257 novas vagas abertas em relação a 2015. Apesar do resultado positivo, o mês de dezembro registrou uma queda de 1,20% em comparação com novembro, sendo que 74 vagas foram fechadas. Os dados são da pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), com base em informações do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE).

"A expectativa ainda é positiva em relação a 2017, mas aguardamos pelas decisões do governo para que ela se concretize. Até agora, a única posição mais positiva é as mudanças da Minha Casa, Minha Vida, mas ainda aguardamos sinalizações com relação a diminuição de burocracia e incentivo ao setor. Somente com a cooperação entre poder público e privado poderemos mudar o cenário", explica Márcio Benvenutti, diretor da Regional do SindusCon-SP em Campinas.

Já para o presidente da Abrainc, "não existe crescimento econômico no Brasil sem o crescimento da indústria da construção civil". "Este é um pilar importante para o País voltar a crescer sustentavelmente, voltar a empregar, criar desenvolvimento social; e a casa própria é desenvolvimento social", completou.

No início do mês, o governo federal anunciou as novas medidas do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), incluindo novas faixas sociais entre os contemplados, com o intuito de combater o déficit habitacional e impactar positivamente na economia brasileira.

Com a contratação de novas unidades habitacionais, surge a necessidade de contratação de pessoal. De acordo com Jair Italiani, gerente de Marketing e de Relacionamento com o Cliente da Exsa Desenvolvimento Humano, em janeiro a construtora já contratou funcionários. "Além disso, diversas empresas prestadoras de serviços da Exsa também vêm contratando novos funcionários para atender às demandas de projetos", revela.

Com a finalização das obras e o rápido andamento dos projetos, as admissões seguem o compasso. "Agora em março vamos entregar o Jardins do Império, no Bairro Saltinho, atrás do Colibris; e em abril vamos lançar, em Itaici, o empreendimento Jardim Piemonte", cita Italiani.


Fonte:


Notícias relevantes: