Indaiatuba

Saques do FGTS movimentam agências

Economia

A liberação do pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) dos nascidos nos meses de janeiro e fevereiro começou na sexta-feira, dia 10. Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), há previsão de que 4,8 milhões de pessoas efetuem o saque em março, o que totaliza aproximadamente R$ 6 bilhões. Os pagamentos seguem até o dia 31 de julho.

Especialistas em finanças são unânimes em indicar os investimentos para o dinheiro extra do FGTS. Porém, a maior dica para os consumidores mais endividados é a de que saldem os débitos em atraso.

Este é o caso da operadora de caixa Vera Lúcia N. Silva, que havia acabado de sacar o dinheiro na manhã de ontem; ela disse que o valor já tem destino certo. "Desde o começo do ano passado eu tinha uma dívida no cartão de crédito e agora vou conseguir saldar. Infelizmente não vai sobrar muito, mas, pelo menos, me livro da dívida que estava tirando meu sono".

João A. S. Cardoso faz trabalhos eventuais para garantir alguma renda e confessa que também tem algumas contas pendentes, principalmente em supermercado e mercearia. "Eu tenho pouco para receber, mas já vai ajudar; a gente precisa das coisas em casa e acaba tendo que levar no fiado", comenta.

Investimento

A sugestão dos economistas para os que não têm dívidas é o investimento. "Isso irá possibilitar a realização de sonhos ou até a manutenção de uma reserva de emergência", explica o educador financeiro Reinaldo Domingos. "É sempre bom lembrar também da educação financeira, já que sem ela a pessoa corre o risco de entrar em situação de endividamento novamente", salienta.

Sobre as opções de investimento, ele aponta os títulos públicos e a previdência privada. "É possível adquirir títulos de maneira fracionada, a partir de R$ 30. Assim, a pessoa investe aos poucos e aumenta o patrimônio", ensina Domingos.

Ele acrescenta que outros hábitos financeiros podem trazer vantagens e garantir uma aposentadoria tranquila. "Identifique o padrão de vida que você quer ter quando se aposentar. Tenha uma meta e encontre o percentual ideal de renda que poderá poupar para atingi-la. Reveja este objetivo a cada quatro meses, pois, além de alterações no cenário econômico, podem ainda aparecer boas oportunidades de investimentos", conclui.

Transferências

A Caixa orienta que as pessoas evitem sair das agências com grandes quantias em dinheiro. O ideal é fazer uma transferência entre contas; e os que possuem caderneta de poupança da CEF irão receber o valor automaticamente em suas contas. Por outro lado, se o beneficiário tem conta corrente ou conjunta na Caixa, a transferência é solicitada direto pelo site.

Clientes de outras instituições bancárias também podem requerer a transferência, via DOC ou TED - contudo, o TED não funciona aos sábados. Por fim, os que efetuarem os saques nas lotéricas podem, ali mesmo, depositar o dinheiro na conta bancária.


Fonte:


Notícias relevantes: