Indaiatuba

Debate aborda a ocupação de espaços públicos por mulheres

Na última quarta-feira, Dia Internacional da Mulher, a Defensoria Pública da União, no Rio de Janeiro (DPU/RJ), com o apoio da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais - (Anadef), promoveu o 2º Diálogo DPU, com o tema Mulheres e Espaços Públicos (não) Ocupados. A proposta do evento foi a de discutir o papel da mulher na sociedade, as vitórias alcançadas e os desafios que ainda existem para a conquista da igualdade de gênero no Brasil e no mundo.

O debate partiu do princípio de que o espaço público como a rua, a escola, a associação de moradores ou o Congresso Nacional são arenas de discussões onde são debatidos temas atuais, forma-se a opinião pública e reivindicam-se direitos.

Ao longo do evento, foi abordado o pleno acesso das mulheres a esse espaço de transformação, e houve uma reflexão à respeito da transposição de obstáculos históricos que até hoje impedem a ampla discussão sobre as demandas femininas.

Na ocasião do encontro, que esteve aberto ao público, a comunidade pode conversar com a filósofa Marcia Tiburi, convidada especial do 2º Diálogo DPU. Ela é autora de livros como Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero; e As Mulheres e a Filosofia. Esteve presente também entre os debatedores a defensora pública federal e presidente da Anadef, Michelle Leite.


Fonte:


Notícias relevantes: