Indaiatuba

Câmara homenageia moradores do Jardim Morada do Sol hoje à noite

No último domingo, o Jardim Morada do Sol completou 37 anos de fundação e o presidente da Câmara, Hélio Ribeiro (PSB), deu sequência ao comando das festividades. Durante o mês, foram promovidas várias atividades gratuitas para celebrar a data.

As comemorações têm participações da Faculdade Max Planck e da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Indaiatuba (Aciai); e seguem até o dia 28, com atividades esportivas, culturais e sociais, programadas para acontecer em vários pontos do bairro mais populoso do município.

"A receptividade aos eventos promovidos superou nossas expectativas", revela o presidente da Câmara. "As homenagens integram as pessoas, sendo que muitas se reencontram após muito tempo sem se verem. Só no domingo, cerca de três mil pessoas estiveram presentes; acredito que no geral os eventos recebam até cinco mil visitantes", calcula.

Além das atividades, Ribeiro também fez um resgate da história oral dos moradores, com uma entrevista a dez pessoas que contam em que condições deixaram sua terra natal para morar numa cidade que a maioria desconhecia, num bairro que não tinha água, asfalto, energia elétrica,escola, posto de saúde ou creche. "O Morada do Sol é mesmo uma história à parte dentro do nosso município; uma história de superação, contada por todos aqueles que chegaram por aqui na década de 1980 e também por todos que já estavam, como comerciantes, líderes comunitários, religiosos e governantes.

"Este ano, entrevistamos personalidades políticas do bairro, entre elas a Maria José e o Jorge do Depósito; além dos dois mais idosos, como a dona Elisa Matos dos Santos, com 104 anos, e o senhor João Soares Pereira, que já completou 103", destaca.

Resgate

A Câmara de Indaiatuba realiza hoje, às 19h, um evento que homenageia o aniversário do Morada do Sol. A cerimônia integra as atividades de comemoração, que têm o objetivo de resgatar e preservar a memória dos primeiros moradores do bairro.

A novidade dessa edição do Resgate e Preservação da Memória dos Moradores do Jardim Morada do Sol é a homenagem aos dois moradores mais idosos. "Decidimos incluir essa categoria entre os homenageados, porque embora esses moradores muitas vezes não tenham sido os primeiros a chegar no bairro são os mais longevos em idade, contribuindo também para o progresso e desenvolvimento do local", explica.

O encontro desta noite será aberto a toda a população da cidade. Recebem as homenagens, além de Dona Elisa e do sr. João, as seguintes personalidades: Carmo Martins de Souza, Valdomiro Simão, José Gabrir Filho, Pedro Lopes, Wilson José dos Santos (Índio), Rosana de Souza Magalhães, Jorge Roberto da Silva (Jorge do Depósito), Maria José de Jesus da Costa e João Elias da Costa.


Fonte:


Notícias relevantes: