Indaiatuba

Município tem 41 creches e 6.349 alunos matriculados

Vagas

Segundo a Pasta, a educação infantil é a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Esta educação é oferecida em creches para crianças até 3 três anos de idade, onde tem quatro faixas: berçário 1 e 2 e maternal 1 e 2. Depois, a criança é transferidas para pré-escola, onde atende alunos de quatro e cinco anos de idade.

De acordo com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), em Indaiatuba, no ano de 2016, existiam 14,4 mil crianças de zero a quatro anos de idade. “Acreditamos que temos um pouco mais de nove mil crianças em idade de creche no município”, informou a secretária de Educação. “Temos, hoje (dia 23 de março), 6.349 alunos matriculados em creches. Os outros não estão nas creches porque muitos pais não trabalham ou deixam outras pessoas cuidar de seus filhos, ou ainda estão em colégios particulares”, explica.

Indaiatuba conta com 41 creches, somando as conveniadas e as de administração da Prefeitura. Além delas, deve ser inaugurada nos próximos meses a creche do bairro mato Dentro.

Ainda segundo a Pasta, 2.402 alunos foram matriculados na etapa 1 da pré-escola neste ano. “Nós encaminhamos do maternal 2 para a pré-escola 1.923 crianças. Em torno de 500 crianças não frequentavam a creches por desejo dos pais ou porque estavam em escolar particular. No maternal 2, em 2016, também atendemos a todos que procuraram pro vaga. Já no 1º ano do ensino fundamental, em 2017, foram matriculados 2.390 alunos”, destacou Maria.


Fonte:


Notícias relevantes: