Indaiatuba

Faculdades ajudam no Imposto de Renda a partir de sábado

As faculdades de Indaiatuba começam no sábado a fazer o Imposto de Renda Solidário, onde ajudam a sociedade a preencher e entregar a declaração de pessoa física. O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2017) termina em 28 de abril.

Para ajudar os contribuintes que têm dúvidas referentes ao procedimento, os alunos do curso de Ciências Contábeis e Administração da Anhanguera de Indaiatuba realizarão plantões de auxílio. Já os alunos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Max Planck farão o mesmo e ajudarão os interessados a destinar parte do Imposto de Renda devido ao Fundo da Criança (Funcri).

O atendimento gratuito da Anhanguera será realizado em dois dias: no sábado, 8 de abril, das 9h às 13h; e 13 de abril, quinta-feira, das 20h às 22h, na própria faculdade. A Max Planck promove o plantão nos dias 8, 9, 22 e 23 de abril (sábados e domingos), na Praça de Alimentação do Shopping Jaraguá.

Anhanguera

Para contar com o apoio dos alunos da Anhanguera de Indaiatuba na declaração do
IRPF, o contribuinte deve comparecer nas datas indicadas, com a seguinte documentação: RG, CPF e título de eleitor; última declaração do Imposto de Renda (caso tenha declarado); informe de rendimentos fornecido pela empresa; extratos bancários e rendimento de poupança; comprovantes de pagamentos e doações realizados em 2016 (convênio médico, gastos com educação), todos com CNPJ da empresa que prestou o serviço; bens e direitos adquiridos, vendidos e ou atuais com data base até 31/12/2016 - no caso de venda e/ou compra de bens, é necessário apresentar dados do comprador/vendedor (CPF) e valor da operação realizada; RG e CPF de cônjuge e dependentes; um pendrive para gravação da declaração; um quilo de alimento não perecível para doação (se possível).

No sábado, além do auxílio com a declaração, os contribuintes ainda poderão desfrutar de atividades planejadas por alunos e professores dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Logística e Recursos Humanos como: palestra sobre como se recolocar no mercado de trabalho e análise de currículo, aferição da pressão arterial, contação de histórias para a criançada, entre outras.

Max Planck

Para receber o auxílio dos alunos da Max, os documentos pedidos são os mesmo. E, segundo a faculdade, em 2016, a iniciativa atendeu a 450 contribuintes, com envolvimento de dezenas de alunos, que são sempre supervisionados por professores. "Nesse período, o IR Solidário teve um impacto social de mais de 3 mil pessoas. Além disso, é uma forma dos alunos colocarem em prática os conceitos aprendidos em sala de aula", comenta o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor João Barduchi.

IRPF 2017

Neste ano, devem fazer a declaração os contribuintes que, em 2016, receberam rendimentos tributáveis cuja soma ultrapassou R$ 28.559,70, além de outras exigências que poderão ser consultadas no portal www.receita.fazenda.gov.br. A declaração pode ser feita por meio do formulário disponível no mesmo endereço.


Fonte:


Notícias relevantes: