Indaiatuba

CMDI realiza 1º Fórum de Direção Segura e Envelhecimento em maio

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Indaiatuba (CMDI), órgão ligado à Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social (Semfabes), realiza dia 18 de maio, das 13h30 às 16h, no Auditório da Prefeitura, o I Fórum de Direção Segura e Envelhecimento. O evento será aberto para profissionais de saúde, estudantes, familiares, grupos de 3ª idade e pessoas que se interessem pe-
lo tema. É uma parceria do CMDI e sub-regional de Indaiatuba da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).

O presidente do CMDI, Ricardo Bueno Reis, ressalta que o Fórum quer informar aos participantes até quando é possível dirigir. "No Brasil, legalmente não há idade máxima para uma pessoa continuar dirigindo um carro. Vamos abordar as mudanças que a idade traz ao corpo, quais são os critérios e como a família pode ajudar o idoso neste processo e perceber que o idoso não é mais capaz de dirigir".

A primeira palestra abordará a Fisiologia do Envelhecimento e será ministrada pela médica geriatra e presidente Científica da Abraz Sub-regional de Indaiatuba, Dra. Celene Queiroz Pinheiro de Oliveira.

O segundo tema será Critérios de Avaliação para Renovação CNH, com a diretora Técnico II da Ciretran Indaiatuba, Maria Imaculada Andrade.

A palestra Impactos do Parar de Dirigir, com o psicólogo Giovanni Vendramini Alves, e a palestra Reabilitação e Adaptação com a fisioterapeuta Eliana Carvalho.

O diretor presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurélio Ramalho, também participará do evento como convidado.

O ONSV é uma instituição social sem fins lucrativos, dedicada a desenvolver ações que contribuam de maneira efetiva para a diminuição dos elevados índice de acidentes no trânsito do nosso país. Preocupado com os dados alarmantes divulgados anualmente, um grupo de profissionais multidisciplinares decidiu reunir todo o seu conhecimento, experiência e motivação em um único projeto grandioso e desafiador: mobilizar a sociedade em prol de um trânsito mais seguro.

O Observatório atua como um órgão de inteligência que, por meio de educação, pesquisa, planejamento e informação, promove e executa os subsídios técnicos necessários ao convívio harmônico entre pessoas, veículos e vias.

CMDI

O CMDI é um órgão normativo e deliberativo na formulação e no controle da execução da política municipal de atendimento ao idoso. Trata de assuntos que dizem respeito aos direitos, à qualidade de vida e acesso aos bens e serviços preceituados pelo Estatuto do Idoso. Por outro lado, busca a resolução de conflitos familiares, onde o idoso é vitimizado por maus tratos ou negligência. Atua no controle e fiscalização das instituições que abrigam idosos, junto com o Poder Público.

Abraz

A sub-regional de Indaiatuba da Abraz foi fundada em 2004 e desde então atua no apoio e suporte de familiares e cuidadores de idosos com demências. As palestras informativas são realizadas toda primeira segunda-feira do mês, ministradas por profissionais respeitados em suas especialidades. Saiba mais em: facebook.com/abrazindaiatuba.


Fonte:


Notícias relevantes: