Indaiatuba

Saúde mantém zona rural como foco de vacinação neste final de semana

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba continua neste final de semana a campanha de vacinação contra febre amarela para moradores da área rural do município. Ontem, uma equipe do Departamento de Vigilância Epidemiológica vacinou a população da região do Jardim Carlos Aldrovandi, no Bar da Mata. Hoje, a vacinação acontecerá das 8h às 17h, nos Programas Saúde da Família (PSFs) do Jardim Oliveira Camargo, Residencial Indaiá e UBS do Campo Bonito. No domingo, a UBS do Jardim Brasil vacinará os moradores da área rural das 8h ao meio-dia.

Essa ação de vacinação teve início na semana passada, uma vez que foram disponibilizadas pelo Estado 20 mil doses da vacina contra febre amarela. Para ser vacinado, é preciso levar o comprovante de endereço, a carteirinha de vacinação e um documento com foto. As unidades - com exceção o Bar da Mata - continuam com a vacinação para as pessoas que não puderem comparecer na data programada.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Rita de Cássia Jiampaulo Ferraz Vaz, em uma segunda etapa a vacina será direcionada também aos moradores da área urbana. "Assim que a área rural for concluída, a diretriz é expandir a vacinação. Peço para a população ficar tranquila, pois há vacina para todos, mas é preciso respeitar a ordem de prioridade de acordo com o planejamento da GVE 17 (Grupo de Vigilância Epidemiológica) do Estado de São Paulo", salienta.

Grupos

A vacina não será administrada em pessoas que já receberam uma dose no passado, gestantes, crianças menores de 9 meses e mulheres amamentando até os 6 meses do bebê. A vacinação nos idosos será mediante uma avaliação das condições de saúde. Esses que não podem receber a dose devem seguir as orientações com o uso de repelentes e evitar as zonas da mata.

Para quem vai viajar, continua o atendimento no Hospital Dia, localizado na Avenida Visconde de Indaiatuba, 199, Vila Vitória, e a UBS VII, que fica na rua José de Campos, 709, Jardim Morada do Sol. Nesses locais, a população pode pedir informações de agendamento pelos telefones (19) 3825-6430, do Hospital Dia, e 3935-3338, da UBS VII. O agendamento é feito no local e a pessoa deve preencher um questionário.

Feriado

No feriado de sexta-feira passada, ocorreu a vacinação dos moradores das regiões de Itaici, Videiras, Aldrovandi e Jardim Brasil. Foram aplicadas 2.944 doses contra febre amarela e 857 contra influenza.

A UBS V (Unidade Básica de Saúde) de Itaici aplicou mil doses contra febre amarela e 400 contra influenza; a Igreja São José, em Videiras, aplicou 944 vacinas contra febre amarela e 175 contra influenza; o PSF (Programa Saúde da Família) do Jardim Aldrovandi vacinou 713 pessoas contra febre amarela e 168 contra influenza, e o PSF do Jardim Brasil aplicou 287 doses contra febre amarela e 114 contra a gripe.

Na segunda-feira, dia 24, foi a vez dos PSFs do Jardim Oliveira Camargo e Residencial Indaiá e da UBS do Campo Bonito. Os moradores da área rural dentro do setor receberam a vacina das 8h às 17h, e o trabalho continua durante essa semana, com exceção da Igreja São José. Para essa ação o Estado disponibilizou 20 mil doses da vacina. Para ser vacinado é preciso levar o comprovante de endereço, a carteirinha de vacinação e um documento com foto.


Fonte:


Notícias relevantes: