Indaiatuba

Prefeitura divulga ações do Meio Ambiente

Na manhã da última quinta-feira, o prefeito Nilson Gaspar (PMDB) convocou uma coletiva para divulgar as ações que serão promovidas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A programação começa hoje e segue até o dia 26 de junho, incluindo palestras em escolas, plantios e doações de mudas, soltura de peixes no córrego Barnabé e apresentações de teatro.

As ações de educação ambiental também serão exploradas, por meio das visitas monitoradas à Usina de Reciclagem e ao Museu da Água, e com as oficinas do Domingo Ecológico, no Bosque do Saber.

Durante a coletiva, o prefeito ressaltou o incentivo ao cuidado com o meio ambiente. "Este ano iremos focar em uma série de ações de educação ambiental. Elas custam muito pouco para a cidade, porém, trazem excelentes resultados", afirmou.

Gaspar acrescentou a intenção de inserir Indaiatuba entre as 20 primeiras no ranking do Município VerdeAzul, desenvolvido pelo governo paulista. "A cidade possui total condição para se destacar neste sentido", reforçou. No final de 2016, o município subiu para o 43º lugar no ranking do VerdeAzul, ficando entre os cinco mais pontuados da Região Metropolitana de Campinas (RMC). A certificação favorece o repasse de recursos por parte do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

O secretário de Urbanismo e do Meio Ambiente (Semurb), José Carlos Selone; a secretária de Educação, Maria Eliane Fáccio Valezin; os superintendentes do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), Sandro de Almeida Lopes Coral, e da Fiec, João Neto; e representantes do Grupo de Escoteiros Falcão Azul, entre eles o chefe Cristiano dos Santos, também estiveram presentes na coletiva, realizada no gabinete do prefeito.

Envolvimento

A primeira atividade ocorre hoje, das 14h às 17h, na sede do grupo de escoteiros Falcão Azul, com a palestra sobre o Projeto Click Árvore. Uma equipe do Meio Ambiente da Semurb irá oferecer um treinamento aos escoteiros, que irão atuar como parceiros em algumas atividades inclusas na programação.

A partir da próxima segunda, até o dia 5 de junho, as equipes da Semurb farão palestras sobre o tema para alunos do 5º ano das escolas municipais e particulares, e organizarão visitas monitoradas à Usina de Reciclagem, localizada no Aterro Sanitário de Indaiatuba. O objetivo é que os estudantes conheçam a destinação dos materiais que são encaminhados aos ecopontos e aprendam a separar o lixo corretamente.

As apresentações da peça teatral do Projeto Educa Água nas Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica) serão feitas durante o mês e integram o projeto desenvolvido pelo Saae em parceria com a Educação. "Com o Educa Água, conseguimos uma economia de 25% no consumo de água das escolas envolvidas no projeto", salientou o prefeito.

Em 5 de junho, dia do Meio Ambiente, Gaspar irá abrir as comemorações com o plantio de mudas de árvores às margens do lago próximo ao Paço Municipal, a partir das 8h30. Os assistidos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade irão participar.

As atividades ainda incluem plantio e replantio de árvores no bairro Campo Bonito e residenciais Andorinhas e Tucanos, a divulgação do projeto Click Árvore, com os escoteiros do Falcão Azul, Feira de Ciências nas escolas municipais, trilha ecológica pela represa do Cupini, atividades especiais no Museu da Água e no Parque Temático, além das oficinas promovidas no Bosque do Saber, em parceira com a Mann Hummel.


Fonte:


Notícias relevantes: