Indaiatuba

AB Colinas inicia projeto literário em escolas da rede pública municipal

EDUCAÇÃO

A partir desta semana, alunos e professores de Indaiatuba, Salto, Campinas e Sorocaba recebem, da AB Colinas, o projeto Nossa Via. A ação é patrocinada pelas Leis de Incentivo Fiscal do Grupo AB Concessões, do qual a concessionária faz parte.

A iniciativa consiste na produção e distribuição gratuita de dois livros educativos, ilustrados pelo cartunista Ziraldo, para crianças e professores de escolas da rede pública municipal de ensino. O primeiro, intitulado Oh! Que aventura!!, é baseado na obra A Turma do Pererê, criada por Ziraldo nos anos 1960, e traz histórias com personagens fictícios do folclore brasileiro, envolvendo temas relacionados à cultura, trânsito e cidadania.

O segundo, denominado Livro do Professor, é destinado para docentes e serve como guia, para que seja possível criar uma interação dinâmica entre aluno e professor, facilitando o aprendizado, além de orientar sobre a realização de atividades participativas em aula, como leituras, brincadeiras e exercícios.

Uma equipe técnica irá até as escolas para mostrar às diretorias pedagógicas como trabalhar com os livros e realizar as brincadeiras com os alunos, com o intuito de incentivar ainda mais as atividades didáticas. A programação das visitas já foi divulgada, e o município passa a interagir com o projeto a partir da próxima semana, nos dias 7, 8, 9, 12 e 13 de junho.

Incentivo

De maneira lúdica e divertida, o Nossa Via proporciona uma interação das crianças com o folclore brasileiro e promove o incentivo à leitura. Indiretamente, o projeto estimula o surgimento de novos escritores, cartunistas e desenhistas. "Com a ideia, esperamos que as crianças também possam ser formadoras da conscientização dos pais, familiares e integrantes das comunidades onde vivem", comenta a coordenadora de comunicação e ouvidoria da AB Concessões, Carolina Piepke.

O projeto Nossa Via já percorreu 62 escolas em Minas Gerais e outras 66 no Estado de São Paulo, e doou mais de 39 mil livros a alunos e professores do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Na região atendida pela AB Colinas, as visitas serão feitas em 128 escolas e fará a distribuição de 41 mil livros.


Fonte:


Notícias relevantes: