Indaiatuba

Volume de chuva ocasiona nova vazão de água no Bela Vista

Os moradores do Bela Vista estão novamente enfrentando o problema de vazão da água na Rua Roma. Com a chuva forte ocorrida há pouco mais de uma semana, a água arrancou o talude de grama e chegou até a derrubar um motociclista que passava pelo local.

Recentemente, eles solicitam da prefeitura que seja feita a drenagem e canalização da nascente no talude da Rota dos Cavaleiros. Uma moradora, que preferiu não ter seu nome divulgado, conta que a água corre pela via durante alguns dias, mesmo depois de cessada a chuva. "Além da água, tem barro e pedriscos que comprometem também a segurança de pedestres e motociclistas. Inclusive, flagramos o momento em que um rapaz de moto derrapou e caiu por conta da disso", relata.

Ela e os outros moradores procuraram a ajuda dos vereadores para tentar solucionar o antigo problema local. "O Alexandre Peres e o Ricardo França demonstraram preocupação com esta questão e encaminharam ofícios à prefeitura pedindo uma solução imediata, porém, até o momento não tivemos qualquer retorno", lamenta a moradora.

Ela e os outros moradores mantêm um grupo no Whats-
App, e o tema da vazão da água é um dos mais recorrentes. "Nós nos mantemos informados sobre os problemas no bairro e agora, com este período em que tem havido muita chuva, esta é uma das questões que mais tem incomodado", declara.

A reportagem conversou com o vereador Ricardo França e ele afirmou que fez vários ofícios, e não apenas sobre a questão da água Rota dos Cavaleiros. "Pedimos também pela iluminação pública, que não existe na Alameda José Amstalden, no trecho que passa pelos Jardins Europa e Bela Vista, sentido bairro Centro. Em 20 de fevereiro, fiz um ofício e enviei à Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Semurb) solicitando providências que até o momento não foram tomadas. Por essa razão, estou encaminhando o documento novamente, pois o local está apresentando muitos perigos, tanto de acidentes, quanto de assaltos e violência", declara França.

O edil também observou problemas na Praça Albino Narezzi, no Europa. "O lago está com o mato extremamente alto, tornando o lugar muito perigoso, principalmente para crianças. No final de abril, fiz um ofício solicitando providências e melhorias, mas também não obtive respostas", atesta.

"No caso da Rua Roma foi feita apenas a poda do mato, mas não o desassoreamento, por isso, quando vem a chuva o barranco cede e a terra vai para a pista junto com a água", explica França.

Ele fala ainda que as respostas aos ofícios são raras. "Quando chegam, são apenas protocolares e não objetivas", acusa. "Inclusive, o assunto da iluminação pública foi uma promessa de campanha do prefeito", critica o vereador.

Em análise

A situação na Rota dos Cavaleiros existe há mais de um ano, conforme matéria publicada pela Tribuna no final de janeiro de 2017. À ocasião, o morador Fábio N. dos Santos relatou os transtornos ocasionados pelas chuvas, que permanecem os mesmos até agora.

"A equipe municipal fez o trabalho de drenagem da água e resolveu o problema em um trecho onde ruiu o muro de uma casa. Porém, com as chuvas deste ano, a água passou a jorrar a apenas alguns metros mais adiante", disse.

Questionada, a assessoria da Semurb respondeu que servidores estiveram no local realizando a limpeza. Já a Secretaria de Obras (Semop), também via assessoria, complementou afirmando que o problema está em análise e que a equipe técnica estuda as condições locais para encontrar a providência correta o mais breve possível.

Em relação à falta de iluminação na via que passa pelos bairros, o próprio prefeito Nilson Gaspar (PMDB) declarou que a prefeitura está com um novo projeto de iluminação pública para a cidade, que em breve será divulgado.


Fonte:


Notícias relevantes: