Indaiatuba

Flexibilidade aumenta a procura por cursos superiores à distância

A procura por cursos à distância tem aumentado de maneira significativa, apontou o último Censo da Educação Superior, realizado em 2015. Segundo o estudo, o Ensino à Distância (EaD) teve expansão de 3,9% no País, enquanto que o método de ensino presencial cresceu apenas 2,3%.

O levantamento mostrou ainda que as instituições particulares concentram a maior fatia de matrículas na modalidade, que totalizam 1,2 milhão - 90,8% das registradas em 2015, que foram de 1,4 milhão.

As apostas da rede particular no EaD têm fundamento, já que a modalidade permite a flexibilidade não apenas de horário, para o estudante, mas também de preços. Normalmente, o custo da mensalidade de um curso à distância é menor do que o de um curso presencial.

Um dos exemplos em Indaiatuba é a faculdade Max Planck, que conta com 25 cursos de extensão e um de graduação na modalidade EaD. O processo de ingresso nos cursos à distância (online) é o mesmo do presencial, esclarece a professora Mylene Dias Rezende, coordenadora de RH e EaD da Max Planck.

"O candidato deve se inscrever para o vestibular pelo site da faculdade e escolher uma das datas disponíveis para a realização da prova. Como temos dois polos, os candidatos de Indaiatuba e região fazem a prova na Faculdade Max Planck e aqueles residentes em Jaguariúna e região, farão no Centro Universitário FAJ", explica.

"As provas são individuais e compostas de questões de conhecimentos gerais e redação", completa Mylene. Ela fala ainda que a procura tem sido grande. "Lançamos o Polo Indaiatuba-Faculdade Max Planck em maio, e desde então, a busca por informações tem crescido", reforça.

Ela aponta como fator principal deste crescimento a facilidade que o novo polo oferece. "A matriz curricular prevê encontros presenciais mensais e o Polo facilita para todos. Durante esses encontros, os estudantes são orientados no desenvolvimento de projetos que fazem a diferença na formação profissional, sempre voltada a situações reais", conclui Mylene.

MEC

A faculdade Anhanguera de Indaiatuba também conta com o EaD. "As provas para o vestibular do EaD da Anhanguera podem ser agendadas em nosso portal, ou diretamente na unidade do Cidade Nova", destaca Maria Eugênia Rossi da Silva, coordenadora dos cursos à distância da instituição.

Ela também comenta que existe um aumento significativo na procura por esta modalidade de ensino. "Isso acontece pelo valor dos cursos serem mais atrativos em relação aos mesmos da modalidade presencial; à flexibilidade de horários, uma vez que o aluno não precisa comparecer todos os dias à faculdade; e ao amplo acesso às novas tecnologias de comunicação, que permitem ao aluno usar a plataforma em qualquer lugar e horário", argumenta.

"Em um cenário em que o tempo é precioso, este último fator faz grande diferença. Importante ressaltar que todos os cursos de graduação na modalidade EaD da Anhanguera também são reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e pelo mercado de trabalho", salienta Maria Eugênia.


Fonte:


Notícias relevantes: