Indaiatuba

Novo golpe espalha mensagem falsa pelo WhatsApp

ALERTA

A possibilidade de sacar mais dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) chamou a atenção não só dos trabalhadores, mas, também dos hackers. Os bandidos estão utilizando o WhatsApp para enviar mensagens falsas dizendo que os cidadãos podem receber R$ 1.760 da Caixa Econômica Federal (CEF).

A fraude leva as pessoas a se cadastrarem em serviços de SMS pago, ou a baixarem aplicativos piratas que podem infectar os aparelhos celulares, deixando-os acessíveis aos ataques dos criminosos.

É comum as pessoas acreditarem na mensagem, pois, a mesma é compartilhada por amigos e parentes. Para não cair na armadilha, é importante que os usuários do aplicativo estejam atentos e avisem os amigos para não compartilharem a mensagem falsa. Ter um bom antivírus instalado no aparelho pode ajudar, já que todo cuidado é pouco.

Estratégia

O golpe funciona do seguinte modo: uma mensagem é enviada para usuários do WhatsApp, informando que as pessoas que trabalharam com carteira assinada entre os anos de 1998 e 2016 têm o direito de receber até dois salários mínimos, pagos pela CEF.

No final do texto, há um link que, ao ser clicado, leva o internauta a acessar um site falso do banco. Ali, ele tem apenas de responder a três perguntas, confirmando se trabalhou no período indicado, se possui registro em carteira e se é maior de 18 anos.

Contudo, para consultar se está na lista dos beneficiários, o internauta precisa compartilhar a tal mensagem com dez amigos no WhatsApp e optar entre o cadastro via SMS pago (que efetua cobranças indevidas em sua conta de telefone) ou por meio da instalação de aplicativos nocivos ao celular.

Com o objetivo de se tornarem ainda mais convincentes, os criminosos inseriram comentários falsos na página simulada do banco, com elogios à campanha.

Fonte: PSafe Blog 


Fonte:


Notícias relevantes: