Indaiatuba

Suplementação para obra de Terminal é aprovado por base

A 14ª sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na última segunda, dia 29, contou com 39 indicações, quatro projetos de resolução e outras quatro moções, entre elas, uma que congratula a Guarda Civil de Indaiatuba por seus 33 anos de história. O projeto 63/2017, de autoria do executivo municipal, que autoriza suplementação para a construção do novo Terminal Rodoviário, foi aprovado em regime de urgência com três votos contrários da bancada de oposição.

O projeto de lei 63/2017, de autoria do executivo municipal, propõe alterações no programa de Melhoria da Infraestrutura de Transporte Municipal e Intermunicipal, previsto no Plano Plurianual (PPA), e acresce a Construção de Terminal Rodoviário no planejamento, "para continuidade e finalização das obras que acabaram ultrapassando o exercício financeiro de 2016, situação esta não prevista pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente". A proposta determina ainda a criação de dotações orçamentárias, através da abertura de créditos adicionais especiais, até o limite de R$ 1.815.503,53, sendo o valor dos créditos coberto com recursos provenientes do superávit financeiro do exercício de 2016.

A moção 67/2017, de autoria de Luiz Carlos Chiaparine (PMDB), oferece "congratulações pela comemoração dos 33 anos da Guarda Civil de Indaiatuba". "A Guarda Civil de Indaiatuba tem a confiança e o respeito da população. Hoje, a população tem segurança em sair na rua ou quando vemos uma viatura da GC, sentimos tranquilidade. Gostaria de parabenizar o secretário municipal de Segurança, Alexandre Guedes Pinto, e todos GC", afirmou o autor da moção.

Outro projeto debatido foi o de número 76/2017, de autoria do executivo municipal, que autoriza repasse de recursos vinculados à Secretaria Municipal de Saúde em favor do Cirva (Centro de Integração, Reabilitação e Vivência dos Autistas), suplementando em R$ 226.256,040 o valor a ser repassado para a entidade.

O Plenário da Câmara contou com diversos apoiadores do Cirva, que levaram cartazes solicitando, entre diversos itens, uma nova sede para a entidade. "Votaremos a favor desta suplementação com grande gosto", afirmou o vereador Arthur Spíndola (PV). "E acredito que, pelo número de alunos atendidos, o dinheiro é até pouco".

O líder do governo na Casa, Luiz Alberto 'Cebolinha' Pereira (PMDB), também comentou o projeto. "Em todas as sessões, temos votado verba para entidades. Hoje não é diferente", destacou. "Quero dizer aos familiares que conversei com o prefeito Nilson Gaspar e vamos lutar para ajudar a entidade com tudo que estiver dentro do alcance da municipalidade. Aquilo que for possível, será feito", garantiu.

Palestra

No próximo sábado, dia 10, a partir das 10 horas, na Câmara Municipal, acontece uma ação educativa em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado todo dia 5 de junho. O tema do encontro será Os Desafios do Clima - Mudanças Climáticas, Meio Ambiente e Sustentabilidade e contará com ativistas do Greenpeace, maior organização ambientalista do mundo.

"As mudanças climáticas não se resumem a um debate entre diplomatas, cientistas e ambientalistas que se reúnem em conferências da ONU (Organização das Nações Unidas)", afirma o vereador Alexandre Peres (SD), que promove a palestra. "É uma questão presente no dia a dia das pessoas e pode trazer fortes impactos negativos, afetando até a conta de luz no final do mês e influenciando no preço dos alimentos. Os prejuízos de um planeta mais quente serão grandes e ações práticas de contenção e/ou mitigação podem ser feitas no nosso cotidiano".


Fonte:


Notícias relevantes: