Indaiatuba

Programa Frota Nova Municípios é criado

O governador Geraldo Alckmin assinou na última quinta, dia 1º, o decreto que cria o programa de financiamento Frota Nova Municípios. Operado pela Desenvolve SP - Agência de Desenvolvimento Paulista, o programa terá isenção de taxa de juros, subsidiada pelo governo estadual, para ajudar os municípios na renovação de sua frota, com a aquisição de ambulâncias e outros veículos a fim de melhorar a prestação dos serviços públicos. Nesta primeira fase, o programa conta com R$ 50 milhões disponíveis para financiamentos. Indaiatuba é candidata ao programa.

"Através da Desenvolve SP, vamos financiar a renovação da frota de veículos dos municípios. Eles vão poder comprar novos equipamentos para que possam trabalhar. Esse é um programa de importância social, especialmente para educação e saúde, e também para melhorar a infraestrutura dos municípios", afirmou o governador.

De acordo com as condições do programa, o limite máximo de financiamento será de R$ 500 mil por município. Com prazo de até seis anos para pagar, incluídos seis meses de carência, as prefeituras ficarão isentas da taxa de juros, equalizada pelo governo paulista, pagando apenas a amortização do valor princi-
pal atualizado pelo IPCA
(Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Em caso de inadimplência, os juros cobrados por parcela em atraso serão de 9,5% ao ano. A liberação do recurso aos municípios pode ser feita em 30 dias.

Entre os veículos financiáveis estão ambulâncias, vans de transporte de passageiros, ônibus escolares, escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras, pás-carregadeiras, motoniveladoras e caminhões basculantes. "É fundamental que os municípios tenham frotas novas e modernas para atender a população com qualidade. Este programa permitirá que as prefeituras realizem os investimentos necessários com condições muito mais acessíveis e sem comprometer o orçamento municipal", diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.


Fonte:


Notícias relevantes: