Indaiatuba

Cuidar e preservar tornou-se essencial após a estiagem

Há um pensamento que afirma que a crise origina as oportunidades, e isso se confirmou na estiagem agressiva ocorrida no Sudeste em 2014. Com o racionamento da água em várias regiões, as pessoas aprenderam a armazenar e, principalmente, economizar o recurso natural.

"Muita gente aprendeu a armazenar água da chuva, seja por meio de cisternas ou simplesmente coletando a água em tambores. Isso nos mostrou claramente a importância de cuidar e preservar", cita Marcelo.

O engenheiro, também proprietário da empresa Inset Clean, indica ainda a limpeza dos reservatórios (caixas) d'água como forma de preservar a saúde e o próprio líquido. "Além do controle de pragas, nós também efetuamos a limpeza de reservatórios em empresas e condomínios.As pessoas ainda não incorporaram este conceito", avalia.

"Incentivamos muito os projetos de captação da água para reuso. Se você observar a maioria das calhas irá perceber que praticamente todas desembocam em um ralo - é água limpa indo literalmente para o ralo - e esta visão das coisas tem de mudar. O Planeta não precisa de nós, é exatamente o contrário; de que irá valer os bens deixados aos descendentes se eles estiverem vivendo em um mundo sem água?", reflete Marcelo.

Atividades

Na semana passada, a Prefeitura anunciou a programação da Semana do Meio Ambiente. As atividades tiveram início no último sábado e seguem até o final deste mês.

A ação promovida no Parque Temático amanhã teve alteração de horário, começando às 16 horas (e não no período da manhã, conforme divulgado inicialmente). A atividade irá incluir a soltura de peixes e a distribuição de mudas de hortaliças e flores.

O prefeito Nilson Gaspar (PMDB) declarou que a proposta é a de estreitar o vínculo das pessoas com o meio ambiente. "Vamos possibilitar aos munícipes maior contato com a natureza e o conhecimento das espécies de plantas, como flores, ervas e temperos", adicionou.

Na próxima segunda-feira, dia do meio ambiente, Gaspar irá abrir as comemorações com o plantio de mudas de árvores às margens do lago próximo ao Paço Municipal, a partir das 8h30. O evento irá contar ainda com a participação dos assistidos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).


Fonte:


Notícias relevantes: