Indaiatuba

Espuma e peixes mortos surgem em córrego

O Córrego Barnabé amanheceu ontem, dia 2, com muita espuma, sujeira e peixes mortos. O dano ambiental foi próximo à montadora Toyota, no Jardim Morada do Sol. O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) informou que o problema foi resolvido no mesmo dia.

Segundo a autarquia, o problema foi provocado pelo vazamento em um emissário de esgotos nas proximidades da sede da Guarda Civil, no Jardim Morada do Sol. O Saae salienta que o vazamento só ocorreu porque houve um entupimento do emissário devido ao lixo que a população joga indevidamente na rede de esgotos. A autarquia afirma que casos como este são frequentes e causam problemas ambientais de toda ordem.

Como o Saae possui uma sonda instalada no córrego, posicionada antes da ETA V (Estação de Tratamento de Água do Córrego Barnabé), qualquer alteração na água é detectada imediatamente e é acionado um alarme. Nesse caso, o alarme foi acionado na tarde de quinta, quando a captação de água foi interrompida. Na sequência, foi iniciada a busca por possíveis vazamentos, o que só foi confirmado na manhã desta sexta-feira, devido à dimensão da rede. Com o entupimento do emissário, o esgoto atingiu a galeria de águas pluviais que é despejada no córrego.


Fonte:


Notícias relevantes: