Indaiatuba

Exército realiza desfile e ações na região central

Na tarde desta quinta-feira, a Praça Dom Pedro II, no Centro, foi palco de diversas ações do Exército Brasileiro (EB) no município. Além de serviços prestados à população, os homens do 2º Batalhão de Infantaria Leve (Baixada Santista) e o 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Pirassununga), subordinados à 11ª Brigada de Infantaria Leve (Bda Inf L - Campinas) realizaram os desfiles da tropa e dos veículos, ao som do dobrado Saudades da minha Terra, executada pela banda marcial.

Estiveram presentes o prefeito Nilson Gaspar (PMDB); os secretários de Segurança, Alexandre Guedes, e da Educação, Eliane Faccio; a chefe da Divisão de Ensino e Treinamento da GCM, Marilsa Aparecida de Souza, e a equipe do Canil, com os cães Luck e Thor.

Profissionais do EB prestaram orientações médicas e odontológicas, realizaram medições de glicemia e pressão. Os militares também mostraram aos presentes um pouco da rotina da força terrestre e permitiram que as crianças da rede municipal de ensino conhecessem os veículos por dentro.

Antes do desfile, Gaspar e o Comandante do 2º Batalhão de Santos, Coronel André Luciano Bittencourt Barbosa, fizeram uso da palavra. Em seguida, a tropa fez reverência à bandeira e executou o Hino Nacional.

Bittencourt falou à reportagem da Tribuna que o objetivo da ação cívico-social foi o de encerrar a Semana do Exército na cidade, e uma forma de agradecer à população. "Encerramos a nossa visita com chave de ouro", declarou.

Ele comentou também o sucesso da missão. "Cerca de 700 homens passaram a semana nivelando conhecimentos, padronizando procedimentos e criando capacidades, em uma cidade que ofereceu toda a infraestrutura logística e de acomodações. Agradecemos, sobretudo, ao acolhimento, apesar dos danos colaterais provocados pela mudança de rotina, que alterou o fluxo de veículos no município", completou Bittencourt.

Para a moradora do Centro, Francisca Fernandes, a presença do EB na cidade foi motivo de orgulho. "Vim aqui hoje só para ver o desfile; muito lindo isso aqui", elogiou.

Abordagem

No primeiro dia das tropas em Indaiatuba, os soldados realizaram uma ocorrência real de tráfico de drogas, revelou o Coronel. "Durante patrulhamento ostensivo na noite de segunda-feira, interceptamos um veículo e fizemos a abordagem inicial; depois, encaminhamos o caso à Polícia Militar para a investigação natural", revelou o militar.

Certificação

Os militares do EB deixaram a cidade ontem; eles estiveram instalados no Ginásio de Esportes, com grande infraestrutura que incluiu caminhões oficina, de combustível e de comunicação, veículos leves, além de dois blindados Urutus, utilizados no desfile no Centro. Todos os veículos e arsenal foram empregados durante o adestramento da Operação Anhanguera, que avaliou e capacitou a tropa.


Fonte:


Notícias relevantes: