Indaiatuba

Obras de ampliação da ETA III são retomadas

O Saae e a ETC Empreendimentos e Tecnologia em Construção reiniciaram a escavação do tanque para o sistema de recuperação de água de lavagem na obra ampliação da ETA III. Para atingir a profundidade descrita no projeto, está sendo feito o desmonte de rochas, devido às características do solo da região. Na construção das paredes dos tanques está sendo usado concreto projetado, jateado através de mangueiras especiais com uso de ar comprimido, com aditivos aceleradores que garantem sua adesão às hastes da estrutura metálica que revestem a parede do poço.

O Sistema de Coleta e Reaproveitamento da Água de Lavagem é composto por dois tanques, sendo o maior deles de recirculação, responsável por receber a água usada na lavagem dos filtros, onde acontece o processo de decantação. O lodo do processo fica no fundo e a água limpa fica em cima, onde é coletada através de mangueiras e redirecionada para o processo de tratamento. O segundo tanque é de recape de lodo, que por meio de uma bomba helicoidal suga o material, que é depositado em caçambas para depois ser descartado adequadamente.

Este sistema já é usado pelo Saae desde 2014 quando foi instalado na ETA I. "A ampliação da estação de tratamento é uma obra complexa que deve atender a especificações técnicas regulamentadas por diversos órgãos e por isso garantem a qualidade da água em nosso município", destaca Sandro.

A ampliação da Estação prevê um novo reservatório semienterrado com capacidade para armazenar um milhão de litros de água, um sistema de recuperação de água de lavagem que permite o retorno desta água para o processo de tratamento, além dos filtros e decantadores dos módulos de tratamento.


Fonte:


Notícias relevantes: