Indaiatuba

População solicita melhorias no bairro Cecap

O Núcleo Habitacional Brigadeiro Faria Lima, mais conhecido como Cecap, demanda melhorias em sua infraestrutura. Algumas dessas medidas paliativas foram solicitadas em indicações feitas pelo vereador João de Souza Neto, o Januba (DEM), na sessão de Câmara do dia 5 de junho.

Januba pediu por manutenções na Praça Conviver, localizada na Cecap I, e no Boulevard. Além disso, o vereador solicita que sejam implantadas barreiras para impedir o fluxo de ciclistas que transitam em alta velocidade na calçada localizada em frente à Escola Pingo de Gente e também no Boulevard.

A reportagem esteve no bairro e acompanhou o vereador, que mostrou os pontos em que a população pede por melhorias. Januba contou que fez uma reunião com os moradores do bairro, que destacaram os pontos críticos que demandam melhorias urgentes.

O primeiro local visitado foi a Praça Conviver, que fica entre a Cecap I e Cecap II, próximo a empresa Fundituba. No local, a reportagem observou que os campos de areia estão com equipamentos quebrados e tomados pela grama. "O playground das crianças está com um desgaste natural e é preciso repaginar isso. É necessário criar condições para que os moradores usem o local, e para que esta praça não seja atrativa aos usuários e vendedores de entorpecentes. Os familiares não têm confiança em ir à praça levar as crianças para brincar porque se deparam com essas situações", afirma o vereador.

Na mesma praça, próximo a Rua Antônio Canali, existe um pequeno prédio que está fechado, e segundo Januba, abrigava atividades do projeto Educando para a Vida. Hoje, o imóvel está fechado. "Seria importante se tivesse um projeto neste imóvel. Se ficasse alguém no local, ou algo voltado para as crianças e adolescentes. Isso ajudaria a inibir a presença de traficantes e as crianças poderiam vir brincar e participar de atividades", opina. "Precisa dar vida e funcionalidade para esta praça e seus campos. Vamos fazer o esboço de um projeto e levar ao prefeito Nilson Gaspar e secretários", completa.

O aposentado José Rodrigues, morador do bairro, reforça que a pista de bocha existente na praça é usada para jogos aos finais de semana, mas também é ocupada por usuários e vendedores de drogas durante a semana. "Falta iluminação e está abandonado. Quando tinha o projeto funcionando no prédio, os meninos vinham jogar bola e não haviam usuários frequentando o local. Agora, tem muitos meninos que consomem e vendem drogas aqui", diz.

A Tribuna também acompanhou Januba na Rua Comendador Antônio Nagib Ibrahim. O vereador apontou que o trânsito no local apresenta um fluxo intenso e os moradores têm dificuldades para sair de casa nos horários de pico. "Vamos pedir para que esta rua seja mão única, sentido Parque Ecológico, e que sejam feitos estacionamentos 45º graus para aliviar o trânsito e ter aonde estacionar quando a população vai à Associação dos Aposentados e Pensionistas de Indaiatuba. A rua anterior poderia ligar quem vem do Parque Ecológico até a Cecap. O estacionamento também inibiria o lixo que a população joga na calçada da Praça Alziro Zarur", comenta Januba.

Na Praça Alziro Zarur, além dos campos de areia danificados e alagados, Lorival Pires, morador da Rua Gabino Ferreira de Miranda, aponta que o asfalto precisa de recapeamento. "O asfalto desta rua está com buracos e ninguém vem arrumar. Aqui entra caminhão e a rua é sem saída, precisa de uma sinalização melhor para que os carros e caminhões não entrem aqui. Algumas pessoas até deixam o carro estacionado nesta rua sem saída", reclama.

Lourival também ressalta a falta de condição das praças para as crianças brincarem. "Aqui tem muitos vendedores de entorpecentes. As crianças estão brincando e eles estão aqui também. Temos que ficar em cima das crianças porque é ate perigoso elas serem influenciadas. Elas brincam na rua porque na praça também não tem condições", afirma.

Januba acrescenta que a família não sai mais de casa para ir às praças, por isso, é importante trazer aparelhos que beneficiem a população.

Prefeitura

À Tribuna questionou a prefeitura sobre os problemas apontados pelos moradores e pelo vereador. Sobre a Rua Gabino Ferreira Miranda, que precisa de recapeamento, a Secretaria de Obras e Vias Públicas informou que já programou a Operação Tapa Buracos para o local. Quanto à placa indicando rua sem saída, o Departamento de Trânsito disse fará as melhorias necessárias.

Sobre os campos de areia nas duas praças citadas na matéria, a Secretaria de Urbanismo informou que está programando a manutenção de todos os campos de áreas de lazer da cidade. "Sobre a sala, ela realmente permanece fechada, por enquanto, mas a Secretaria de Urbanismo está estudando como o espaço poderá ser reutilizado em benefício da comunidade local", afirma a Pasta.

A respeito da frequência de usuários e vendedores de entorpecentes nas praças, a prefeitura disse que a Secretaria Municipal de Segurança Pública mantém o patrulhamento diário no local com motocicletas. "À noite, o patrulhamento é feito com viaturas tradicionais. A população também pode colaborar ligando no 153 caso verifique qualquer movimentação suspeita no local. Nesse caso, a Guarda Civil fará o atendimento imediato", complementa.


Fonte:


Notícias relevantes: