Vila Kostka recebe concerto barroco da Sinfônica local

Indaiatuba

Vila Kostka recebe concerto barroco da Sinfônica local

Em junho a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba realiza mais um concerto da sua temporada 2017, desta vez com repertório baseado integralmente em obras do período Barroco e que contará com participação especial do violinista Juliano Buosi que também estará à frente da direção musical da orquestra neste programa. A apresentação acontece amanhã, dia 18, a partir das 10 horas, no Mosteiro de Itaici, na Vila Kostka.

O Barroco foi um dos períodos mais importantes da história da música, berço da música instrumental e embrião de grandes agrupações, como a orquestra. Um dos compositores mais influentes do período, o compositor italiano Antonio Vivaldi, escreveu centenas de importantes obras e a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba executa a Sinfonia em Fá Maior e o Concerto V para violino da coleção La Stravaganza, célebre coleção de concertos para violino e interpretada constantemente em todas as salas de concerto pelo mundo.

A orquestra interpretará também o Concerto Grosso, de Corelli, e celebrando o 250º aniversário da morte do compositor alemão Georg Philipp Telemann, apresentará a Suíte Burlesque Quichotte, uma série de momentos musicais que encenam pequenas imagens da imortal obra de Miguel de Cervantes.

Convidado

O violinista Juliano Buosi, diretor musical deste concerto, é bacharel em regência com o professor Henrique Gregori, mestre em práticas interpretativas com o professor Esdras Rodrigues, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e graduado em violino Barroco na Escola Superior de Música de Catalunya (Esmuc, Barcelona - Espanha). Integrou diversos grupos e orquestras na área da música antiga e se apresentou em inúmeras salas de concertos pela Europa (Espanha, Portugal, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Suíça e Áustria) e América (Brasil, Argentina, Uruguai e México), além de participar de gravações para rádios, TVs e discos.

Atualmente, é professor de violino/viola Barrocos no Departamento de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, professor das Oficinas de Música Antiga e Cordas Barrocas da Escola Municipal de Música de São Paulo e doutorando no curso de pós-graduação da Unicamp, sob orientação de Esdras Rodrigues Silva.

Criada em 2004 por iniciativa da prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba tem como finalidade principal promover o desenvolvimento musical da cidade, oferecendo a toda população apresentações de alto nível. O grupo tem realizado na cidade um intenso trabalho de formação de público através de concertos comentados, tornando a música clássica acessível a uma grande parte da população, além de possibilitar que os jovens instrumentistas se desenvolvam técnica e musicalmente através de aulas gratuitas de instrumento e teoria musical.


Concerto Barroco,

com a Orquestra

Sinfônica de Indaiatuba

Data: 18 de junho

Horário: 10 horas

Local: Mosteiro de Itaici, na Vila Kostka

Endereço: Estrada Municipal José Boldrini, 170

Entrada franca


Fonte:


Notícias relevantes: