Indaiatuba

Imaginação e criatividade marcam Mostra no Objetivo

Os alunos do Ensino Fundamental II e Médio do Colégio Objetivo Indaiatuba participaram da Mostra Ideias Brilhantes, em que conheceram projetos desenvolvidos pelos alunos dos 7ºs anos. Idealizada pelo professor de Filosofia, Marcelo Contin, a iniciativa teve como objetivos levar o aluno a trabalhar as capacidades de percepção, memória e imaginação na realização de um projeto concreto.

"Os alunos, divididos em grupos, criaram projetos com uso da imaginação e os colocaram em prática. Para isso, foram estimulados a refletir sobre o que deveria ser feito, precisaram encontrar alternativas diferentes para os problemas que surgiram na montagem do projeto e, assim, desenvolveram a percepção e a reflexão na resolução de problemas concretos", explica o professor.

A Mostra foi realizada no pátio externo do Colégio e recebeu a visita de professores e dos alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, que votaram nos melhores trabalhos. Dentre os que mais receberam votos estava a Escavadeira Hidráulica e o Periscópio, que ficou em primeiro lugar. "O mais difícil foi decidir o que iríamos apresentar. Passamos o feriado todo trabalhando, mas foi muito divertido participar", afirmou Lucas Penteado, um dos autores do projeto vencedor.

"Nós decidimos fazer dois projetos porque assim teríamos um plano B caso não desse certo", comentou Luigi Cattaneo, também autor da Escavadeira Hidráulica e do Periscópio. Em segundo lugar ficou o helicóptero caseiro, e em terceiro, o desviador de obstáculos para cegos.

De acordo com o professor, os objetivos foram plenamente atingidos. "Muitas vezes nossos jovens acham que não têm capacidade para criar, para realizar algo novo, que tudo já foi feito. Falta para eles serem desafiados e foi isso que propus a eles com esse trabalho. Depois de realizar o projeto, superando dificuldades, poder apresentar suas ideias e ter o retorno dos colegas foi muito gratificante para eles. Foi importante também para aprenderem a valorizar o que fazem. E tinham projetos muito bons que me surpreenderam bastante", comemorou.


Fonte:


Notícias relevantes: