Indaiatuba

Participantes do 100% Saúde eliminam mais de 5 toneladas em dois anos

PROJETO

O projeto 100% Saúde, da Prefeitura de Indaiatuba, completou dois anos de existência. Para comemorar a data os participantes se encontraram, no último sábado, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (CIAEI), para o evento de aniversário.

À ocasião, foram apresentados os dados atuais do programa, e em dois anos, foram atendidas 2.731 pessoas, que eliminaram juntas 5.029.140 quilos, ou seja, mais de cinco toneladas. 

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (PMDB), esteve presente e cumprimentou a equipe da saúde, responsável pelo projeto. “Tenho muito orgulho. Indaiatuba é uma cidade que avança, desenvolve e está evoluindo com respeito aos cidadãos. Este projeto começou na administração anterior e tudo o que é bom vai continuar, e Indaiatuba continua avançando em passos largos; hoje estamos colhendo todos os frutos do trabalho”, salientou.

O prefeito também comentou que esteve em Brasília para buscar investimentos para a cidade, inclusive para área da saúde. "Aqui fazemos quase cem mil atendimentos por mês e vêm pessoas de várias cidades para passar no atendimento do SUS de Indaiatuba. Estamos trabalhando para melhorar ainda mais a nossa saúde. Só este ano inauguramos o posto do Campo Bonito, a maternidade do HAOC e estamos fazendo várias reformas e iniciando a construção de outras unidades", completou Gaspar.

O secretário de Saúde, Dr. Roberto Stefani, acrescentou que a iniciativa atingiu o objetivo maior, que sempre foi o da prevenção e educação. "Não adianta tanta tecnologia se não fizermos a nossa parte. Tudo isso é uma somatória de muito trabalho”, disse.

Também compareceram ao encontro o presidente da Câmara, Hélio Ribeiro e o chefe de gabinete, Fábio Conte; Marquinhos, representando o secretário de Esportes; a coordenadora do Lazer da Secretaria de Esportes, Cristina Toledo; o assessor da Secretaria da Educação, Reverton de Paula; o médico Felipe Chain; a secretária-adjunta da Saúde, Graziela Garcia e Ítalo Gomide, responsável pelo programa municipal.

Expansão

O grupo iniciou com 120 pessoas em encontros semanais na Câmara Municipal. Com o tempo os resultados começaram a surgir, oferecendo mudanças permanentes na vida dos participantes.

Este ano, foi lançado o 100% Saúde/Educação, na EMEB Professora Maria Benedicta Guimarães, onde alunos e familiares com sobrepeso recebem orientações para ter uma vida mais saudável.

Os integrantes também têm acesso a aulas de hidroginástica e praticam caminhadas em grupos e outras atividades físicas. Além disso, aulas de culinária saudável, no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans), ampliam o conhecimento gastronômico dos atendidos.

Resultados do 4º semestre

Campo Bonito (desde 17/01): 274 pessoas atendidas - 335.050 kg eliminados

Câmara (desde 06/01): 660 pessoas atendidas - 1.411,640 kg eliminados

Educação (desde 18/05): 86 pessoas atendidas - 56.800 kg eliminados

Total no 4º semestre: 1.020 pessoas atendidas -1.803,490 kg eliminados

Total em dois anos de existência: 2.731 pessoas atendidas - 5.029.140 kg eliminados


Fonte:


Notícias relevantes: