Indaiatuba

Mapa Comunicação Integrada comemora 20 anos

A agência Mapa Comunicação Integrada completa 20 anos com muita experiência em comunicação e publicidade. São duas décadas cuidando da imagem de muitas companhias e aproximando os clientes das empresas. O sócio da agência, Márcio Alexandre Sombini, contou à Tribuna que a Mapa foi fundada em julho de 1997 com o objetivo de atender clientes da cidade e do país, em Indaiatuba. "Eu me formei em publicidade na PUC (Pontifícia Universidade Católica), em 1996. No ao seguinte fundei a Mapa, junto com meu antigo sócio, o Paulo. Na época, eu tinha na minha cabeça que a cidade e a região iriam crescer muito pelo fato que conhecemos hoje, que é a proximidade com o aeroporto, com São Paulo, Sorocaba e Campinas. A ideia era fazer a sede da agência aqui porque sou daqui e sempre gostei da cidade. Sabia que daqui conseguiria atender a clientes de qualquer cidade, em qualquer lugar. Deu certo e já atendemos um cliente até de Miami (EUA), daqui de Indaiatuba. Sempre tivemos esta ideia que daqui conquistaríamos o mundo", afirma.

Sombini também contou que o nome da agência surgiu junto com uma tendência da época, quando as empresas usavam a abreviatura do nome de seus sócios para usar no negócio. "A agência começou comigo, que sou o "ma" da Mapa e o Paulo, que é o "pa" e era meu sócio, por isso Mapa. Era uma época em que a siglas com os nomes estavam em alta, tinha a W/Brasil, DPZ&T, Dm9; e nós buscávamos uma sigla também. Depois, o Paulo saiu da sociedade e hoje tenho outro sócio, o Sandro Cesar Martins, que esta comigo há seis anos", conta.

Após 20 anos no mercado, Sombini explica que a agência atende hoje mais clientes do que há alguns anos e afirma que o desafio continua sendo fazer as empresas entenderem a importância de um profissional cuidando da sua imagem. "Após 20 anos você enxerga as coisas de outra forma. Quando está no início da carreira você quer ter a melhor agência, o melhor prédio eo maior número de maquinas para ser o melhor, mas depois você percebe que não é bem por ai. Hoje, com uma estrutura mais reduzida atendo mais clientes do que antes. Uma boa equipe é formada pelo envolvimento, pela capacidade, competência, por quem veste a camisa, isso é o mais importante", afirma. "O maior desafio para uma agência, atualmente, não vou dizer que é o mesmo de 20 anos atrás porque existem outras mídias, o comportamento de consumo e da sociedade mudou, mas ainda é mostrar ao cliente a importância do nosso trabalho. Muitas vezes, uma empresa nos enxerga como custo. Temos que mostrar que é o contrário, uma agência é a otimização do custo. Hoje, claro que estamos vivendo um panorama difícil, mas tem clientes que estão conosco há 19 anos, e existe um trabalho que é bem feito e que traz retorno ao cliente", afirma.

 O publicitário também reforça que as empresas devem abranger todas as mídias para se comunicar com o público, já que uma mídia não extingue a outra, e ainda existem pessoas sem acesso a internet no país. "Outro grande desafio é fazer o cliente entender a importância de cada mídia. Muitos entendem que mandar uma mensagem de bom dia no Facebook já está vendendo, mas número de visualizações não quer dizer venda. Posso ter um milhão de visualizações e não vender um produto na semana. Trabalhar apenas com as redes sociais não é o suficiente e não é eficiente para tornar sua marca conhecida e vender seu produto. Além disso, o Facebook, por exemplo, se torna mais eficiente quando você paga para impulsionar seu post, então ele também não é gratuito", diz. "O trabalho da agência é mostrar ao cliente a importância de cada mídia e quais são os meios mais eficientes para o segmento em que ele atua. O jornal, revista, TV e outras mídias continuam sendo importantes. Confundimos muito e pensamos que todo mundo está no celular 24horas e isso não é verdade, tem muita gente que não conhece os aplicativos e redes sociais, que mal sabe mexer no Whatsapp ou atender celular. As outras mídias também funcionam por isso, é um público que não está conectado, mas é consumidor", ressalta.

Comemoração

Ainda em comemoração aos 20 anos da agência, o publicitário conta que irá promover um ciclo de palestras com o foco em redes sociais e empresarial. "Iremos trazer à Indaiatuba dois grandes profissionais para um circuito de palestras, uma mais na área empresarial e outra para falar exclusivamente de rede social. Queremos trazer conteúdo, coisas que Indaiatuba ainda não recebeu e pessoas que não vieram para cá ainda. Também estamos trabalhando em um novo site, que terá bastante coisa bacana para integração do cliente, e iremos promover mais uma vez o Natal Integrado, que é um projeto onde escolhemos uma instituição e trabalhamos esta instituição junto aos nossos clientes e demais empresas", conta.


Fonte:


Notícias relevantes: