Indaiatuba

Mestra ioga indiana fará palestra na Câmara Municipal de Indaiatuba

No próximo dia 25 de julho, Indaiatuba receberá a indiana Sister Jaymini Patel, membro do movimento espiritual mundial Brahma Kumaris (BK). Ela irá proferir palestra no Plenário da Câmara, às 19h30. O evento é gratuito e aberto ao público.

A oradora é estudante e professora da entidade há 39 anos, e atualmente dirige a divisão de publicidade da BK, em Londres. A divulgação da palestra está sendo feita pela equipe da BK no Brasil. "A Sister Jaymini é muito talentosa, inspiradora e tem representado a Brahma Kumaris em vários países", comenta Bernadete Mattos, que há 13 anos participa como aluna e professora de meditação Raja Yoga, em Campinas.

O tema da palestra da líder indiana irá abordar o significado de celebrar a vida, com o aproveitamento da oportunidade de crescimento que os desafios oferecem. Como Sister Jaymini não fala português, a palestra terá tradução simultânea. Na noite do evento também haverá a tradicional distribuição do doce indiano toli. Na ocasião, também será comemorado um ano de atividades do grupo em Indaiatuba.

A sede da BK mais próxima à Indaiatuba fica na Chácara da Barra, em Campinas, desde 1990. Ali, as visitas demembros da Brahma Kumaris de outras regiões do Brasil são constantes. "Isso proporciona enriquecimento às palestras e aos cursos oferecidos nos finais de semana", complementa Bernadete.

Ela acrescenta que a entidade é muito procurada por pessoas de diversas faixas etárias, para desenvolver a prática da meditação Raja Yoga. "O curso de meditação tem sete aulas, que pode ser feito por todas as pessoas, incluindo iniciantes", explica.

"O curso é gratuito e os participantes são livres para contribuírem com o que desejarem", continua a professora. Ela fala também que a sede de Campinas possui capacidade para 50 pessoas. "Temos uma média de 30 participantes, e nos cursos introdutórios que realizamos em Indaiatuba recebemos aproximadamente 25 pessoas", revela Bernadete. Para saber mais sobre a BK no Brasil, acesse o site: http://www.brahmakumaris.org.br.

Meditação

A meditação é uma jornada interior, de autodescoberta; o momento deve ser reservado para pausa que possibilite o retorno ao ponto central do ser. Segundo Bernadete, o ritmo de vida acelerado promove a perda do contato com a verdadeira paz e poder interior.

"Andamos muito na superfície, o que nos faz sentir impulsionados e puxados para diversas direções. Surgem, então, questionamentos que requerem de nós energia extra, já que exigem reflexão e ação. Por isso, a Raja Yoga é a forma de meditação acessível a pessoas de todos os contextos. Não existem rituais ou mantras, e pode ser praticada em qualquer lugar, a qualquer momento", ensina Bernadete.

A professora orienta ainda que o ato de meditar está além da consciência do dia a dia, a partir de onde se inicia o fortalecimento espiritual. "O pensamento acompanha a energia, assim, em que você pensa, ali você está; é uma conexão", conclui.

"Trabalhamos com quatro pilares básicos: conhecimento, conexão (que é a prática), Dharma (a assimilação de virtudes) e o Serva (servidor espiritual). A consciência espiritual nos dá poder para escolher pensamentos bons e positivos, por onde começamos a responder às situações, em vez de reagir a elas", resume Bernadete.

Palestra internacional da Brahma Kumaris -

Sister Jaymini Patel

Dia: 25 de julho (terça-feira)

Local: Plenário da Câmara Municipal - Rua Humaitá, nº 1167 - Centro - Indaiatuba

Participação livre


Fonte:


Notícias relevantes: